Impressora 3d aberta ou fechada – Saiba qual escolher

Impressoras 3d aberta ou fechada

Diversas pessoas já conhecem ou já ouviram falar das impressoras em 3D, já que, a mesma vem ganhando cada vez mais espaço em diversos setores, podendo estar presente até mesmo na medicina. 

Hoje, iremos aprender um pouco mais sobre o funcionamento de uma impressora 3D e maneiras de identificar qual é mais vantajosa, a aberta ou a fechada, e quais são as peças que podem ser impressas no formato tridimensional.

{getToc} $title={Indice}

Funcionamento da impressora 3D

As impressoras 3D podem imprimir diversos tipos de materiais, dos mais diversificados tamanhos e tipos, como, por exemplo, peças de cerâmica, brinquedos de plásticos, protótipos e diversas outras coisas que são muito utilizadas no dia a dia, tanto por indústrias, quanto pelas próprias pessoas.

As impressoras tridimensionais contam, ainda, com uma versatilidade enorme, possibilitando, por exemplo, que chefes de cozinha imprimam massas e diversos outros tipos de alimento durante a produção das comidas.

De maneira mais simples e resumida, a impressão 3D funciona, basicamente, como a materialização de ideias. Ela é iniciada através da tela de um computador, onde os moldes são apresentados e assim, é possível que o desenho escolhido saia no formato físico.

Na sequência, é necessário colocar a matéria prima na impressora, independente do material, seja borracha, plástico ou qualquer outro tipo de material de sua escolha.

A impressão 3D será feita camada por camada, de baixo para cima, então pode ser que o processo leve um tempo até ser finalizado, podendo demorar até horas.

Surgimento da impressão 3D

O conceito de impressão 3D foi imaginado em meados dos anos oitenta, e o primeiro experimento ocorreu, de fato, no ano de 1981. 

As primeiras tentativas ocorreram pelo Doutor Kodama, para seu desenvolvimento de uma técnica de prototipagem rápida.

Mais tarde, essa técnica de impressão tridimensional passou a ser utilizada por diversas outras equipes, com diversos fins e por diversos engenheiros.

Tipos de impressora 3D

Existem tipos diferentes de impressoras 3D e, muitas vezes, as pessoas se pegam pensando se compensa mais investir em impressoras 3D aberta ou fechada. 

Pensando em orientar melhor e deixar as pessoas cientes sobre os benefícios associados ao uso desses diferentes tipos de impressora, separamos os tópicos a seguir para falar um pouco mais sobre esses tipos de impressão, como funcionam e quais suas vantagens e desvantagens.

Impressoras 3d abertas

Impressoras 3d Abertas

As impressoras 3D são chamadas de abertas quando toda a sua estrutura, seja mecânica, ou até mesmo a própria peça, ficam expostas ao contato com ar e tato, ou seja, são as impressoras mais clássicas.

Além disso, são equipamentos que contam com um baixo custo, manutenção e desenvolvimento que não desmerecem em nada e qualidade excelente do trabalho executado, principalmente se manuseada por um usuário experiente.

Vantagens 

Existem diferentes vantagens associadas ao uso das impressoras 3D abertas, separamos algumas dessas principais vantagens, para que você possa conferir melhor:

Facilidade na manutenção

Por contar com uma estrutura aberta, acessar os componentes mecânicos e eletrônicos dessa impressora é mais fácil, o que facilita na hora de visualizar os possíveis defeitos e problemas associados à máquina e que possam causar algum tipo de dano na impressão.

Transporte facilitado

Por possuírem uma estrutura mais leve, o transporte das máquinas de impressão 3D abertas pode ser bem mais fácil, circulando de maneira mais tranquila em pequenas distâncias. 

Custo benefício

Os equipamentos para a impressora 3D aberta costumam ser mais em conta e mais acessíveis, sem, contudo, deixar de lado a qualidade da construção tridimensional.

Desvantagens 

No entanto, assim como com diversos outros assuntos, também existem algumas, não muitas, desvantagens associadas ao uso da impressora 3D aberta, confira a seguir algumas dessas desvantagens:

Maior curva de aprendizado para imprimir materiais sensíveis a variação térmica

Existem materiais que sofrem com a sensibilidade das variações térmicas, como, por exemplo, o Tritan, o Abs e o Peek, e essa sensibilidade pode gerar efeitos indesejados na impressão, como rachaduras, retrações ou até mesmo deformações completas na peça.

No entanto, ao utilizar os artifícios corretos, como, por exemplo, a parede de sacrifício, o problema da sensibilidade pode ser resolvido sem gerar problemas a impressão tridimensional, isso porque, essa parede de sacrifício fica em volta da peça, evitando que o frio atinja a peça.

Dificuldade na organização

Em determinados projetos, os kits para montar, ainda mais os de baixo custo, não costumam incluir itens para que a organização eletrônica seja mantida para se livrar dos problemas. 

Frequência maior na manutenção

O espaço entre as manutenções pode ser cada vez menor conforme o tempo vai passando, já que, por ser aberta, a estrutura é mais vulnerável. 

Além disso, normalmente, a cada 30 horas de operação após longas impressões, ou ainda a cada 6 dias dependendo da impressão, é necessário limpar a máquina e verificar as folgas e os demais problemas visuais.

Impressoras 3d fechadas

Impressoras 3d fechadas

Sendo consideradas um pouco mais caras e mais robustas do que as impressoras abertas, as impressoras 3D fechadas também são muito utilizadas para aplicações de alta disponibilidade em empresas com alto volume de prototipagem ou aplicações que utilizem materiais sensíveis às variações térmicas. 

Vantagens 

Assim como funciona para as impressoras abertas, as impressoras 3D fechadas também contam com uma série de vantagens associadas ao seu uso. Confira as principais:

Ótima para projetos que envolvem materiais sensíveis 

O peek, por exemplo, é um material termoplástico, de alta performance para altas temperaturas e que é utilizado, principalmente, em aplicações industriais, sendo considerado muito sensível às variações térmicas.

Esse material, no entanto, necessita de uma máquina fechada totalmente na área de impressão, para evitar perdas no material, que no caso, tem um custo bem elevado. 

Maior estabilidade na impressão

Por lidar com uma menor vibração, as impressoras 3D fechadas contam com peças mais precisas e até mais finais.

Intervalo maior entre as manutenções

Por possuir uma estrutura mais fortificada, as manutenções nas impressoras 3D fechadas podem ser mais espaçadas e, as limpezas no interior da máquina devem ser feitas a cada 80 horas de impressão, ou até mais, dependendo do modelo da impressora.

Desvantagens 

Pensando nas desvantagens associadas ao uso dessas impressoras 3D fechadas, também podemos destacar alguns tópicos principais, confira:

Difícil acesso para manutenção

Por possuir a estrutura fechada, o acesso a determinados itens da impressora se torna mais difícil, já que, o espaço para se trabalhar é menor.  Em muitos casos, é necessário desmontar a impressora parcialmente para ter acesso. 

Manutenção cara

Por conta da dificuldade em acessar as peças na hora da manutenção, o serviço acaba ficando um tanto quanto mais encarecido, do que se comparado com a manutenção das impressoras abertas, por exemplo.

Maior preço

Diferente das máquinas de impressão tridimensional abertas, as impressoras fechadas possuem seu custo mais elevado, isso porque, essas máquinas contam com estruturas mais robustas e complexas.

Veja também: Saiba como funciona uma impressora 3d

Melhores modelos de impressora 3d aberta

As impressoras 3D abertas contam com uma diversidade de modelos, e com uma diversidade de benefícios e desvantagens associadas ao seu uso. Confira a seguir os principais modelos desse tipo de impressora e quais são seus prós e contras.

Impressora 3D Creality FDM Ender-3

Impressora 3D Creality FDM Ender-3

Esse modelo de impressora conta com uma tecnologia térmica de impressão térmica, e tem seu peso em aproximadamente 8 quilogramas. Confira a seguir alguns prós e alguns contra associados a esse modelo de impressão:

✅ Prós 

  • O primeiro pró associado a esse modelo de impressora é que ela é bem útil e fácil de ser usada, logo, é muito indicada para pessoas que nunca manusearam uma máquina de imprimir em três dimensões.
  • Mais um pró associado a esse tipo de impressora é que ela conta com materiais altamente resistentes, que possibilitam que a máquina seja manuseada por até 200 horas seguidas, sem interrupção.
  • Por último, mais um pró associado a essa impressora é a facilidade de encontrar essa máquina, que conta com diversas ferramentas e é extremamente indicada pela boa qualidade nas impressões. 

❌ Contras

  • Já pensando nos contra associados a esse modelo de impressora, existe um, que é comum a maioria delas, que a questão preço, já que, máquinas de imprimir em três dimensões costumam ter custos bastante elevados, no entanto, compensa pela qualidade do produto.
  • Mais um contra associado a esse modelo é que ele não funciona com bateria ou pilha, ou seja, precisa estar ligado a uma fonte de energia para poder funcionar.

Creality Ender-3 V2 Impressora 3D com tecnologia de Impressão FDM

Creality Ender-3 V2 Impressora 3D com tecnologia de Impressão FDM

Esse modelo de impressora, que também é bastante conhecido e utilizado no mundo das impressões tridimensionais também conta com prós e contras relacionados a seu uso. Confira a seguir os principais:

✅ Prós 

  • O primeiro pró desse modelo de impressão é a placa mãe silenciosa que ela possui, que é auto-desenvolvida, com anti-interferência e desempenho mais rápido.
  • O segundo pró relacionado a esse modelo de impressão tridimensional é que ele acompanha uma caixa de ferramentas em sua própria estrutura, para melhor organizar e armazenar peças pequenas. 
  • Um terceiro pró desse modelo de impressão de três dimensões é a plataforma de vidro carborundum, que permite um aquecimento mais rápido da máquina, proporcionando melhor aderência, evitando deformações.

❌ Contras

  • O primeiro contra, no entanto, associado a esse modelo de impressora 3D, é que o preço acaba sendo um pouco mais elevado, fazendo com que o gasto seja um pouco maior, o que compensa pela qualidade da impressão.
  • Mais um contra associado a esse modelo é a questão de que o cabo USB, para conectar sua máquina, normalmente, não vem incluso, fazendo com que a empresa tenha que arcar com mais um gasto.

Impressora 3D Sovol SV01

Impressora 3D Sovol SV01

Mais um modelo de impressora muito comum e bastante utilizado por empresas para a impressão em três dimensões. Assim como nos outros modelos, essa impressora também possui pró e contras relacionados a seu uso. Veja:

✅ Prós 

  • No que diz respeito aos prós associados a esse modelo de impressora, em primeiro lugar, podemos destacar a estabilidade no momento da impressão, causada pela estrutura complexa que compõem a máquina.
  • Outro pró relacionado a esse modelo de impressora é a questão da placa de vidro ser removível, o que garante que as linhas e as camadas sejam desenvolvidas sempre da melhor maneira.
  • Por fim, mais um pró desse modelo de máquina de impressão em três dimensões é a equipe de suporte Sovol, que assegura todos os produtos, oferecendo assistência técnica e garantia vitalícia.

❌ Contras

  • Já no que diz respeito aos contras desse modelo de impressão em três dimensões, podemos destacar que ela não funciona com bateria, logo, para ser utilizada é necessária estar conectada a uma fonte de energia.
  • Mais um contra relacionado a esse modelo de máquina pode ser encontrado no preço, assim como nas outras, que varia bastante e pode, muitas vezes, trazer muito prejuízo para a empresa, no que diz respeito aos gastos.

Melhores modelos de impressora 3d fechadas

As impressoras 3D fechadas também contam com uma diversidade de modelos e de prós e contras associados aos modelos. Pensando em te auxiliar na hora da escolha do modelo, separamos os principais modelos e seus prós e contras para você ficar por dentro.  Confira:

Creality Halot-One Resina Impressora 3D CL60

Creality Halot-One Resina Impressora 3D CL60

Esse modelo de impressora 3D fechada é bastante usado nas fábricas e nas empresas, e é um modelo bastante conhecido e indicado. Para você entender um pouco mais sobre esse modelo, confira abaixo os prós e os contras associados a ele:

✅ Prós 

  • O primeiro pró associado ao uso desse modelo de máquina de impressão 3D é que ele possui uma placa mãe de alto desempenho, logo, seu funcionamento é excelente.
  • Mais um pró associado a esse modelo de impressora tridimensional é a alta precisão e a alta saturação, que resolve todos os tipos de impressões defeituosas e irregulares.
  • Por último, outro pró relacionado a esse modelo é o sistema de resfriamento e filtragem que são extremamente eficientes.

❌ Contras

  • Já em relação aos contras, o primeiro que podemos mencionar é que, esse tipo de modelo de impressora não funciona a base de bateria, assim, precisa estar conectado a uma fonte de energia para funcionar.
  • Outro contra desse modelo é que, por depender de outros materiais, como, por exemplo, a resina, os gastos podem acabar sendo elevados.

Impressora 3D Resina UV/SLA - Any Cubic Photon Mono SE

Impressora 3D Resina UVSLA - Any Cubic Photon Mono SE

Outro modelo bastante conhecido e indicado de máquina de impressão de três dimensões é a de resina UV/SLA - Any Cubic, que também conta com inúmeros prós e contras associados ao seu uso, confira a seguir alguns deles:

✅ Prós 

  • Pensando nos prós desse modelo de impressão fechada, essa máquina conta com um gabinete compacto, feito de metal, o que aumenta a durabilidade da impressora.
  • Mais um pró desse modelo, é a possibilidade de conexão wifi, por aplicativo de celular,
  • Por último, outro pró relacionado a esse modelo é que ele conta com componentes de ponta, o que mantém precisão e qualidade nas impressões. 

❌ Contras

  • Já em relação aos contras, o primeiro desse modelo é a questão do preço, já que máquinas desse modelo podem chegar a até 3 mil e 500 reais.
  • Outro contra desse tipo de máquina é que, assim como os outros, ele não funciona a base de bateria, sendo necessário estar conectado a uma fonte de energia para poder funcionar corretamente.

Impressora 3D ELEGOO Mars 2 Pro

Impressora 3D ELEGOO Mars 2 Pro

Mais um modelo de impressora 3D fechada, que também é bastante conhecido e utilizado por diversas empresas e fábricas. Confira nos tópicos a seguir alguns dos principais prós e contras associados a esse modelo:

✅ Prós 

  • O primeiro pró associado a esse modelo de máquina de impressão, é que ele conta com uma impressão mais rápida e eficiente.
  • O segundo pró desse modelo de impressora 3D fechada é a questão de contar com materiais altamente eficientes e de qualidade, fazendo com que a frequência de manutenções seja equilibrada.
  • Por último, em terceiro lugar, outro pró relacionado a esse modelo de máquina de impressão 3D fechada é que eles possibilitam a conexão através de cabo USB, que já vem incluso.

❌ Contras

  • Já no que diz respeito aos contras desse modelo de máquina de imprimir em três dimensões, podemos destacar, em primeiro lugar é que, por depender de outros materiais, como, por exemplo, a resina, às vezes os custos podem ser aumentados.
  • Outro contra relacionado a esse modelo é a questão de, caso a impressora necessite de manutenção, os gastos podem ser extremamente altos, já que, esse modelo de máquina de impressão em três dimensões conta com materiais de alta qualidade, com custos bastante elevados. 

Conclusão

Diante dos pontos abordados neste artigo, podemos concluir que a utilização de máquinas de impressão em três dimensões é bastante conhecida por diversas indústrias e fábricas, além disso, conta com diferentes modelos de máquinas.

Assim, caso for adquirir uma, não se esqueça de conferir as especificações da máquina, para ficar por dentro dos contras e dos prós, para que, mais pra frente, você não sofra com consequências ruins por falta de pesquisa. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato