Melhores Impressoras Laser - Coloridas e Mono!

Impressora Laser

As impressoras são equipamentos muito versáteis, que são utilizados em inúmeros locais, principalmente os de trabalho. 

Por conta disso, elas existem em diversas versões e os mais indicados para altas demandas são os modelos a laser, que apresentam uma alta velocidade de impressão e são bastante eficientes.

Então, se é por um desses que você está buscando, saiba que veio ao lugar certo. Isso porque nesse artigo vamos te explicar tudo sobre as impressoras laser e ainda te mostraremos quais são as melhores.

Continue lendo para saber mais!  

{getToc} $title={Indice}

O que é e como funciona uma impressora laser?

As impressoras laser possuem uma tecnologia bem diferente da que está presente nos modelos jato de tinta e contam com uma série de particularidades. 

Sendo assim, o funcionamento desse produto tem como base a eletricidade estática. 

Dessa forma, quando um arquivo é enviado para impressão uma carga elétrica positiva é aplicada em um cilindro fotorreceptor, que atua de maneira rotativa. 

Conforme ele começa a girar, um raio laser passa a criar pontos específicos que correspondem à imagem ou texto que será impresso. 

A partir disso, o laser vai formar um desenho eletrostático no cilindro da impressora, que é armazenado na memória do equipamento. 

Logo em seguida o toner, que funciona como a tinta das impressoras laser, começa a trabalhar e deposita o seu pó nas áreas que foram criadas pelo laser. 

Deste modo, quando o papel entra em contato com o cilindro ele atrai o pó e a imagem ou texto passa a ser gravada, criando o resultado que se vê ao final da impressão.  

O mais interessante é que tudo isso acontece em poucos segundos, o que é o principal diferencial das impressoras laser, visto que elas realizam impressões bastante rápidas. 

Conheça as melhores impressoras laser de 2023!

O que não faltam são modelos de impressora a laser disponíveis para compra, que são fabricados por marcas como HP, Brother, Xerox e muito mais. 

No entanto, dentre eles, sempre existem algumas opções que se destacam. Por conta disso, a seguir vamos te mostrar quais são as melhores, confira: 

Veja também: Melhores impressoras para escritório

Impressora Laser Xerox Phaser 6510/DN

Impressora Laser Xerox Phaser 6510DN

Desenvolvida pela Xerox, essa impressora laser tem como principal ponto positivo conseguir realizar impressões coloridas, algo que não é muito encontrado nesse tipo de produto.

Ela alcança uma velocidade de impressão de até 28 páginas por minuto, possui uma bandeja com capacidade para 250 folhas e apresenta um tamanho mais compacto, sendo possível usá-la em ambientes menores. 

Esse modelo suporta um ciclo de trabalho de 50.000 impressões por mês e oferece uma resolução máxima de 1.200 x 2.400 dpi. 

Nele há conectividade ethernet e USB e é possível adquirir um adaptador para que passe a funcionar com conexão WI-FI e consiga realizar impressões sem fio. 

✅ Prós

  • Imprime em preto e branco e colorido 
  • Suporta um ciclo mensal de 50.000 páginas 
  • Alta qualidade de impressão 

❌ Contras

  • Para ter WI-FI é preciso um adaptador   

Impressora HP LaserJet Color M254DW

Impressora HP LaserJet Color M254DW

Essa impressora laser possui abastecimento a partir de tonner e consegue realizar impressões monocromáticas, ou seja, apenas em preto e branco. 

Ela é capaz de imprimir textos nítidos e gráficos definidos com um acabamento parecido ao do verniz, que tem um toque brilhante. 

O equipamento conta com entrada USB 2.0, apresenta conectividade WI-FI, permitindo o envio de documentos para impressão através de dispositivos móveis, e suporta uma carga mensal de 10.000 páginas. 

Além disso, essa opção vem com um display, que permite realizar o seu fácil manuseio e configuração, tem uma velocidade de 21 páginas por minuto e possui um tamanho pequeno e compacto. 

✅ Prós

  • Boa qualidade de impressão 
  • Conectividade WI-FI 
  • Tamanho pequeno e compacto 

❌ Contras

  • Somente imprime em preto e branco 

Impressora HP Laser 107w

Impressora HP Laser 107w

Criada para realizar impressões com um custo acessível, esse modelo de impressora laser é monocromático e suporta cargas mensais de 10.000 páginas. 

Ele trabalha com uma velocidade de impressão de 21 páginas por minuto no modo carta e imprime textos nítidos e gráficos definidos, graças a sua tecnologia a laser.

Essa opção possui um tamanho compacto, cabendo até nos menores espaços, conta com conectividade WI-FI e USB 2.0 e tem uma resolução de até 1.200 x 1.200 dpi. 

Nela há ainda bandeja com capacidade para 150 folhas e é possível enviar arquivos para impressão ou fazer digitalizações diretamente do celular a partir do aplicativo HP Smart. 

✅ Prós

  • Conectividade WI-FI e USB 
  • Imprime 21 páginas por minuto 
  • Bandeja com capacidade para 150 folhas 

❌ Contras

  • Não oferece uma resolução tão alta 

Impressora Brother Laser HL1212W

Impressora Brother Laser HL1212W

Essa impressora laser possui sistema de abastecimento através de toner e apresenta um rendimento de 1.000 páginas, tendo um ótimo custo por impressão. 

Nela encontra-se conectividade USB 2.0 de alta velocidade e WI-FI, sendo possível enviar arquivos para impressão direto dos dispositivos móveis, e há uma bandeja com capacidade para 150 folhas. 

O equipamento funciona com uma velocidade de 20 páginas por minuto, conta com um tamanho compacto e é monocromático, imprimindo apenas na cor preta. 

Ele também apresenta resolução de 2.400 x 600 dpi e o tempo de saída da primeira página é de apenas 10 segundos.  

✅ Prós

  • Toner com bom rendimento 
  • Baixo tempo de saída da primeira página 
  • Resolução alta 

❌ Contras

  • É monocromática 

Impressora Multifuncional Neverstop HP Laser 4RY26A

Impressora Multifuncional Neverstop HP Laser 4RY26A

Essa impressora Laser da HP tem como principal ponto positivo ser uma multifuncional, o que faz com que possa ser utilizada para impressões, cópias e digitalizações. 

Ela foi projetada para suportar um alto volume de impressão e com um toner consegue imprimir até 5.000 páginas. 

Esse modelo conta com conectividade USB 2.0 e WI-FI, permitindo enviar arquivos para impressão de qualquer dispositivo, e atinge uma taxa de 21 páginas por minuto no modo carta. 

Mais um diferencial é que o equipamento funciona com uma resolução de 600 x 600 x 2 dpi, sua bandeja tem capacidade para 150 folhas e ele é compatível com um fluxo mensal de até 20.000 páginas.  

✅ Prós

  • É 3 em 1 
  • Baixo custo de impressão 
  • Suporta altos volumes  

❌ Contras

  • Custa mais caro 

Impressora Laser P2500W Elgin

Impressora Laser P2500W Elgin

Compacta e fácil de usar, essa impressora laser consegue imprimir documentos com uma ótima qualidade e é monocromática, funcionando com toner da cor preta. 

Ela atinge uma velocidade de impressão de 22 páginas por minuto, realiza a impressão da primeira página em menos de 7,8 segundos e conta com uma bandeja com capacidade para até 150 folhas.

Essa opção suporta um ciclo mensal de 15.000 páginas, tem resolução de 1.200 x 1.200 dpi e possui conectividade USB 2.0 de alta velocidade e WI-FI, sendo possível enviar arquivos para impressão diretamente dos smartphones. 

Além disso, o produto funciona a partir de toners, que garantem um rendimento de até 1.600 páginas.

✅ Prós

  • Imprime 22 páginas por minuto 
  • Suporta um ciclo mensal de até 15.000 páginas 
  • Conectividade USB e WI-FI

❌ Contras

  • Não é multifuncional 

Impressora Laser Xerox C230/DNI

Impressora Laser Xerox C230DNI

Sendo capaz de realizar impressões coloridas e preto e branco, essa impressora laser tem uma instalação bastante simples, é muito fácil de usar e oferece conectividade WI-FI.  

Ela apresenta uma velocidade de impressão de 22 páginas por minuto, imprime frente e verso de forma automática e suporta um ciclo de trabalho de 1.500 páginas por mês. 

Esse modelo conta com uma resolução de 600 x 600 dpi, possui um tempo de saída da primeira página de 11 segundos e vem com uma bandeja com capacidade para 250 folhas. 

✅ Prós

  • Faz impressões coloridas e preto e branco 
  • Conectividade WI-FI
  • Alta velocidade de impressão 

❌ Contras

  • Sua resolução não é das mais avançadas 

Multifuncional HP LaserJet M428FDW

Multifuncional HP LaserJet M428FDW

Produzida pela HP, essa é uma impressora laser de alto desempenho, que atinge uma taxa de impressão de 40 páginas por minuto, sendo muito eficiente. 

O equipamento foi criado com um design moderno e compacto, ocupando pouco espaço, e tem a função duplex automático tanto para impressões, quanto para cópias. 

Ele apresenta uma resolução de 600 x 600 dpi, conta com uma bandeja com capacidade para 250 folhas e funciona a partir de toners, que garantem um rendimento de até 3.000 páginas. 

Vale saber ainda que esse é um modelo de impressora monocromática, o que quer dizer que apenas realiza impressões em preto e branco, e que oferece conectividade WI-FI. 

✅ Prós

  • Imprime até 40 páginas por minuto 
  • Bandeja com capacidade para 250 folhas
  • Toner com rendimento de 3.000 impressões 

❌ Contras

  • Valor alto 

Impressora Laser Brother 8360CDW

Impressora Laser Brother 8360CDW

Desenvolvida para imprimir até 31 páginas por minuto, essa impressora laser da Brother conta com uma tela sensível ao toque colorida de 2,7", que torna a sua utilização mais fácil. 

Ela conta com uma bandeja com capacidade para 250 folhas, possui uma bandeja multiuso para 50 folhas e funciona a partir de cartuchos, que oferecem um ultra rendimento de 9.000 impressões. 

Esse modelo faz impressões coloridas e monocromáticas, imprime frente e verso automaticamente e tem conectividade WI-FI, ethernet, NFC e USB. 

Outro diferencial é que o produto apresenta uma resolução de 2.400 x 600 dpi e suporta um ciclo de trabalho mensal de até 60.000 páginas. 

✅ Prós

  • Tela sensível ao toque de 2,7”
  • Imprime 31 páginas por minuto 
  • Várias opções de conectividade 

❌ Contras

  • Tem um valor mais alto

Impressora Xerox Laser 3330DNI

Impressora Xerox Laser 3330DNI

Ideal para pequenas e médias empresas, essa opção de impressora laser suporta um fluxo de até 6.000 páginas ao mês e realiza impressões com uma resolução de 1.200 x 1.200 dpi. 

Ela é feita com uma estrutura reforçada, que garante a sua alta durabilidade, e conta com conectividade WI-FI, permitindo o envio de arquivos para impressão diretamente de celulares, tablets e computadores. 

Esse modelo é equipado com uma bandeja com capacidade para 250 folhas, consegue realizar impressões frente e verso e atinge uma velocidade de impressão de 42 páginas por minuto. 

Outro diferencial é que o tempo de saída da primeira página é de apenas 6,5 segundos e com um toner é possível imprimir até 2.600 páginas. 

✅ Prós

  • Imprime 42 páginas por minuto 
  • Estrutura reforçada de alta durabilidade
  • Toner com rendimento de 2.600 páginas 

❌ Contras

  • Tamanho maior 
Veja também: 

O que deve-se saber de mais importante sobre as impressoras laser

Por mais que as impressoras laser sejam muito conhecidas, é normal que existam algumas dúvidas sobre elas, principalmente de quem não é da área de tecnologia. 

No entanto, antes de adquirir esse produto é necessário conhecê-lo a fundo para descobrir se ele é ou não o mais adequado para você. 

Sendo assim, confira abaixo o que deve-se saber de mais importante a respeito desse equipamento. 

Vantagens e desvantagens das impressoras Laser

As impressoras laser se destacam pela sua velocidade de impressão e, por conta disso, são indicadas para altas demandas. Porém, essa não é a sua única vantagem. 

Dessa forma, esse é um produto que não deixa resquícios de tinta nas impressões e funciona a partir de toners, que costumam apresentar um bom rendimento, gerando um baixo custo por impressão. 

As impressoras laser suportam ainda ciclos de trabalho elevados, que podem chegar a mais de 50.000 páginas dependendo do modelo. 

No entanto, elas também possuem desvantagens. Uma delas é que o investimento inicial para adquirir esse equipamento costuma ser mais alto do que o para comprar uma impressora jato de tinta. 

Além disso, nem todas as opções conseguem realizar impressões coloridas, sendo que grande parte é monocromática, e o valor dos toners de reposição normalmente é mais elevado. 

Como é a recarga das impressoras laser?

Toner de impressora laser

Grande parte das impressoras laser é abastecida com toners, que são como tintas em pó que substituem os tradicionais cartuchos. 

Deste modo, cada modelo funciona com um toner específico, que é produzido pela própria fabricante desse equipamento e irá se encaixar perfeitamente no local onde deve ser instalado. 

As impressoras monocromáticas são reabastecidas com apenas um toner da cor preta. Já as opções coloridas irão funcionar com cerca de quatro toners para criar as cores que estão presentes nas impressões. 

O tempo de recarga desse toner varia muito de produto para produto. Logo, existem toners com rendimento de 1.000 páginas e outros que chegam a até 3.000. 

Por isso, é sempre válido checar essa informação antes de adquirir a impressora. 

Quando uma impressora laser é a melhor escolha?

As impressoras laser são vendidas por um valor mais alto, principalmente se comparadas com as jato de tinta. Contudo, em diversas situações elas são as mais indicadas. 

Com isso, esse é um equipamento bastante recomendado para locais com alta demanda de impressão, pois suporta elevadas cargas de trabalho e realiza impressões rápidas. 

Logo, ele é uma boa escolha para empresas, gráficas, papelarias e outros ambientes que costumam comercializar impressões. 

As melhores marcas de impressoras laser

Melhores marcas fabricantes de impressoras laser
As impressoras laser são desenvolvidas por diversas marcas, tanto nacionais, quanto internacionais. 

Dessa forma, em meio as opções produzidas por cada fabricante há modelos com variadas configurações, preços e performances. 

Independente disso, algumas empresas se destacam nesse ramo, como HP, Brother e Xerox, que são as mais tradicionais e conhecidas pela qualidade das suas impressoras.  

O que observar na hora de escolher uma impressora laser

É muito comum que quem busca por uma impressora laser se veja em dúvida sobre qual modelo escolher. 

Isso ocorre porque existe uma ampla variedade de opções, que apresentam diversas características diferentes e se adaptam as mais variadas necessidades.

Deste modo, para te ajudar na hora da compra, abaixo explicamos tudo o que deve ser analisado no momento de adquirir esse produto. 

Colorida ou monocromática

impressão colorida e monocromática
Conforme te dissemos acima, é possível encontrar impressoras laser coloridas ou monocromáticas e qual escolher depende muito da sua forma de uso. 

Os modelos coloridos apresentam uma versatilidade maior, sendo ideais para imprimir gráficos, folders, cartazes e fotografias. Esses são equipados com 4 toners e possuem um valor mais alto. 

Por outro lado, as impressoras laser monocromáticas são impressoras mais baratas e uma boa escolha para locais que imprimem conteúdos escritos em maior quantidade.  

Então, antes da compra, avalie qual modelo supre melhor às suas necessidades. 

Resolução

A resolução é o que irá determinar a qualidade das impressões realizadas pela impressora laser, fazendo toda a diferença principalmente na impressão de gráficos e imagens. 

Dessa forma, essa resolução é definida pela medida DPI, que em português quer dizer pontos por polegada. 

A resolução inicial desse produto é de 600 x 600 dpi, o que é adequado para a impressão de textos. 

Entretanto, quanto maior for essa taxa, melhores sairão as imagens impressas. Assim, para esses casos recomendam-se os modelos com qualidade a partir de 1.200 dpi. 

Velocidade de impressão (ppm)

As impressoras laser por si só já são bastante rápidas e realizam impressões com uma alta velocidade. 

Todavia, a quantidade de páginas que são impressas por minuto varia bastante e, da mesma forma que há modelos que imprimem 20 ppm, outros chegam a 40 ppm. 

Deste modo, quem trabalha com uma alta demanda e precisa realizar impressões rápidas, deve investir em uma opção que tenha uma velocidade de impressão mais elevada. 

Contudo, se esse não é o seu caso, provavelmente as impressoras com velocidade mais baixa irão se adaptar bem ao seu dia a dia. 

Rendimento do toner

Toner de impressora

Anteriormente te explicamos que as impressoras laser são abastecidas a partir de toners, que apresentam os mais diversos rendimentos. 

Se atentar a essa informação é a melhor maneira de garantir um baixo custo de impressão e um menor gasto no momento de adquirir os toners de reposição. 

Com isso, antes da compra sempre cheque quantas impressões o toner do modelo escolhido consegue realizar e qual é o valor para adquirir um novo. 

Assim, você conseguirá saber exatamente de quanto em quanto tempo precisará repor esse item e quanto gastará por impressão. 

Capacidade da bandeja

Bandeja impressora Laser

A bandeja é um componente que poucas pessoas prestam atenção em uma impressora laser, mas que no dia a dia faz toda a diferença. 

Isso porque esse é o local onde as folhas são colocadas para que possam ser usadas durante as impressões e ele pode ter diferentes capacidades. 

Existem modelos de impressora com bandejas que permitem a colocação de 150 folhas, enquanto que outros chegam a 250 folhas ou mais. 

Há também opções que vêm com mais de uma bandeja e podem armazenar até 500 folhas tranquilamente. 

Portanto, se você tem um alto fluxo de trabalho e não quer se preocupar em repor as folhas com frequência, deve investir em uma impressora com bandeja de alta capacidade. 

Conectividade

Conectividade impressoras

Por fim, outro fator que faz a diferença em uma impressora laser são as formas de conectividade que ela apresenta. 

As mais simples e tradicionais são a USB e ethernet, que permitem conectar esse equipamento aos computadores através dos cabos. O ponto positivo é que esse é um tipo de conexão estável e, na maioria das vezes, rápido. 

Contudo, nos últimos tempos as impressoras evoluíram muito e atualmente existem modelos que são equipados com conectividade sem fio, como bluetooth e WI-FI. 

As conexões sem fio são bastante práticas, pois permitem o envio de arquivos para impressão através de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Algo que hoje em dia é muito útil. 

Logo, avalie se esse é um diferencial que te interessa e, se for, invista em uma impressora que o ofereça.  

Conclusão

Como você pôde conferir no decorrer desse artigo, as impressoras laser são ideais para quem tem uma alta demanda de trabalho e se destacam principalmente por realizar impressões rápidas e de qualidade. 

Entretanto, antes de adquirir uma dessas é necessário avaliar com cautela todas as configurações apresentadas por esse equipamento. 

Assim, é possível determinar qual modelo se adapta melhor às suas necessidades e formas de uso.

Portanto, antes da compra não deixe de conferir novamente todas as dicas que demos e cheque também as 10 opções que colocamos em nosso ranking. Isso porque todas elas apresentam uma excelente performance e valem o investimento. 

Esperamos que tenha gostado desse artigo. Para mais informações sobre impressoras e outros produtos, confira os demais artigos que temos por aqui. Até a próxima!  

Veja também: Melhores impressoras 2023

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato