As 7 Melhores Impressoras Epson - Guia Atualizado 2024!

Impressora Epson

Fundada em 1942 no Japão, a Seiko Epson Corporation, popularmente conhecida como Epson, é considerada hoje uma das maiores marcas de impressoras domésticas e corporativas do mundo. 

No entanto, o que muita gente não sabe é que a história dessa empresa começou no ramo de relógios e foi somente em 1968 que ela lançou a primeira mini impressora digital do mundo e entrou de vez nessa categoria de produtos. 

Atualmente o que não faltam são opções de impressora Epson, que podem ser usadas em casa, em gráficas, em empresas e servem para imprimir documentos, fotos, etiquetas, notas fiscais e muito mais. 

Dessa forma, se é por uma dessas que você está procurando, saiba que nesse artigo irá encontrar uma lista com as melhores impressoras Epson e ainda te ajudaremos a escolher o modelo ideal. 

Vamos lá?

Conheça as melhores impressoras Epson 2024!

  • Epson EcoTank L3250
  • Epson EcoTank L121
  • Epson EcoTank L3210
  • Epson Ecotank L4260
  • Epson EcoTank L8050
  • Epson EcoTank L1800
  • Epson EcoTank M2120

Multifuncional Epson EcoTank L3250

Epson EcoTank L3250

Compacta e muito versátil, essa é uma impressora multifuncional da Epson pode ser usada para impressões, cópias e digitalizações e oferece um baixo custo de impressão. 

Ela é abastecida a partir de um sistema de tanques de tinta, que são econômicos, fáceis de abastecer e permitem imprimir até 4.500 páginas em preto ou 7.500 páginas coloridas com cada kit de tintas de reposição. 

Esse modelo apresenta a tecnologia MicroPiezo Heat-Free, que consegue imprimir sem aquecimento e com alta performance, garantindo a melhor qualidade, e conta com conectividade USB ou WI-FI, sendo possível o seu uso sem a necessidade de fios. 

Outro diferencial é que o produto funciona conectado ao aplicativo Epson Smart Panel, que permite a sua configuração e operação diretamente de dispositivos móveis, e possui o recurso Impressão Otimizada de Fotos, que cria tons de preto aprimorados para assegurar uma melhor impressão de texturas, sombras e contraste nas fotografias.

Nele há também o Modo Rascunho Vívido, que imprime em alta velocidade e com uma qualidade melhor do que a do modo rascunho tradicional, e o Modo Criação de Tinta Preta, que faz uma combinação entre as tintas coloridas para economizar a tinta preta. 

✅ Prós 

  • Baixo custo de impressão 
  • Abastecimento por tanques de tinta
  • É multifuncional 
  • Tamanho compacto 
  • Conectividade USB e WI-FI 

❌ Contras

  • Valor mais elevado

Impressora Epson EcoTank L121

Impressora Epson EcoTank L121


A impressora Epson EcoTank L121 foi desenvolvida especialmente para uso doméstico e conta com um avançado sistema de abastecimento por tanques de tinta, que conseguem imprimir até 4.500 páginas em preto ou 7.500 páginas coloridas com um kit de garrafas de reposição. 

Ela é econômica, garante um baixo custo de impressão e apresenta uma velocidade de funcionamento de 9 páginas por minuto em preto e 4,8 páginas por minuto coloridas. 

Nessa opção os tanques de tinta ficam na sua lateral, o que proporciona um fácil abastecimento, e nela há uma cabeça de impressão permanente, que foi projetada para durar por anos e não precisar de manutenção. 

Esse modelo apresenta uma resolução de impressão de até 720 x 720 dpi, possui conectividade USB e funciona a partir da tecnologia MicroPiezo Heat-Free, que dispensa a necessidade de aquecimento da tinta e lhe confere mais rapidez, economia de energia e confiabilidade. 

✅ Prós 

❌ Contras

  • Velocidade de impressão mediana 

Veja também: Melhores impressoras para adesivos

Multifuncional Epson EcoTank L3210

Multifuncional Epson EcoTank L3210

Esse modelo de impressora multifuncional da Epson é considerado 3 em 1, pois imprime, tira cópias e digitaliza documentos, e é produzido com um design compacto e leve, que se adapta até nos menores ambientes. 

Ele conta com um sistema de abastecimento 100% sem cartuchos, sendo composto por tanques de tinta, que conseguem imprimir até 4.500 páginas em preto ou 7.500 páginas coloridas com um kit de reposição e é muito fácil de abastecer. 

O equipamento é desenvolvido com a tecnologia Heat-Free MicroPiezo, que assegura impressões sem aquecimento e as realiza com mais rapidez e qualidade, e tem uma velocidade de impressão de 33 páginas por minuto em preto e 15 páginas por minuto coloridas. 

Essa opção consegue realizar impressões otimizadas de fotos, disponibiliza aos usuários os modos Rascunho vívido e Criação de tinta preta e também imprime sem bordas nos tamanhos 9 x 13 e 10 x 15 cm. 

Além disso, ela atinge uma resolução máxima de impressão de 5.760 x 1.440 dpi e possui conectividade USB 2.0 de alta velocidade. 

✅ Prós 

  • Pode ser usada para cópias, impressões e digitalizações 
  • Alta velocidade de impressão 
  • Abastecimento econômico por tanques de tinta
  • Design compacto e leve 
  • Resolução de impressão elevada 

❌ Contras

  • Apenas conexão USB 

Multifuncional Epson Ecotank L4260

Multifuncional Epson Ecotank L4260

A impressora Epson EcoTank L4260 é uma multifuncional, que imprime, tira cópias e digitaliza, e conta com conectividade USB 2.0 de alta velocidade e WI-FI, sendo possível usá-la sem a necessidade de fios. 

Ela tem abastecimento através de um sistema de tanques de tinta, que apresentam um rendimento de até 7.500 páginas em preto ou 6.000 páginas coloridas com um kit de garrafas de reposição, e é econômica e muito fácil de abastecer. 

Esse modelo funciona conectado ao aplicativo Epson Smart Panel, que permite realizar a sua configuração e operação através de dispositivos móveis, e conta com a tecnologia Heat-Free MicroPiezo, que não requer o aquecimento da tinta e garante impressões com mais rapidez e qualidade. 

Nele há ainda a possibilidade de realizar impressões frente e verso automáticas e há um visor LCD colorido de 1,44”, que possibilita fazer cópias e digitalizações sem a necessidade de um computador. 

Outro ponto positivo é que a impressora vem com uma bandeja com capacidade para 100 folhas e apresenta uma velocidade de impressão de 33 páginas por minuto em preto e 15 páginas por minuto coloridas. 

✅ Prós 

  • É multifuncional 
  • Conectividade USB e WI-FI
  • Pode ser controlada através de aplicativo 
  • Visor LCD colorido 
  • Alta velocidade de impressão 

❌ Contras

  • Tamanho maior 

Impressora Fotográfica Epson EcoTank L8050

Impressora Fotográfica Epson EcoTank L8050

Ideal para quem deseja realizar a impressão de fotos, essa impressora fotográfica da Epson possui abastecimento a partir de tanques de tinta, que são fáceis de repor, evitam desperdícios e garantem um máximo rendimento com baixo custo, conseguindo imprimir até 2.100 fotos no tamanho 10 x 15 cm com um kit de reposição.

Ela é capaz de realizar a impressão de fotos sem borda até o tamanho A4  com uma ampla gama de tons criada a partir de uma combinação de 6 cores de tinta e imprime fotografias no tamanho 10 x 15 cm em apenas 25 segundos. 

O equipamento também pode ser utilizado para criar impressões diretamente em CDs, DVDs e cartões de identificação de PVC e conta com conectividade USB 2.0 de alta velocidade e WI-FI. 

Vale a pena saber ainda que essa opção pode ser configurada e controlada através do aplicativo Epson Smart Panel e tem uma garantia estendida de até 2 anos. 

✅ Prós 

  • Ideal para impressão de fotos 
  • Imprime fotografias em apenas 25 segundos 
  • Baixo custo de operação 
  • Abastecimento por tanques de tinta 
  • Também imprime em CDs, DVDs e cartões de PVC

❌ Contras

  • Possibilidades de uso mais limitada 

Impressora Fotográfica Epson EcoTank L1800

Impressora Fotográfica Epson EcoTank L1800

Criada especialmente para fotógrafos, arquitetos, designers e outros profissionais que trabalham com imagens, a impressora fotográfica Epson EcoTank L1800 garante uma qualidade fotográfica de 6 cores com uma alta resolução de 5.760 x 1.440 dpi. 

Ela conta com a tecnologia de abastecimento por tanques de tinta, que conseguem imprimir cerca de 1.800 fotos no tamanho 10 x 15 cm com um kit de reposição, e apresenta um alto rendimento das tintas e baixo custo de impressão. 

Esse modelo acomoda pacotes de mídias de até 13”, imprime fotografias de 10 x 15 cm em apenas 45 segundos e também pode ser utilizado para a impressão de documentos atingindo uma velocidade de 15 páginas por minuto. 

A impressora é compatível com diversos tipos de papel, realiza uma injeção de gotas de tinta de 1,5 picolitros para assegurar uma alta riqueza de detalhes e secagem rápida das imagens e tem conectividade USB. 

✅ Prós 

  • Imprime fotos e documentos comuns 
  • Alta resolução de impressão 
  • Abastecimento econômico e de elevado rendimento
  • Boa velocidade de impressão 
  • Faz a injeção de gotas de tinta de 1,5 picolitros

❌ Contras

  • Poucas opções de conectividade

Multifuncional Epson EcoTank M2120

Multifuncional Epson EcoTank M2120

Bastante completa, essa impressora multifuncional apresenta um sistema de abastecimento 100% sem cartuchos e é produzida com tanques de tinta de alto rendimento, que são capazes de imprimir até 11.000 páginas em preto com somente 2 garrafas de reposição. 

Ela apresenta um custo de impressão de apenas 1 centavo por página, pode ser utilizada para imprimir, tirar cópias e digitalizar documentos e tem um design compacto e moderno. 

Essa opção é equipada com um visor LCD colorido de 1,44", que permite fazer cópias ou digitalizações sem precisar de um computador, e conta com conectividade USB 2.0 de alta velocidade e WI-FI, sendo possível enviar arquivos para impressão diretamente de dispositivos móveis. 

O produto possui uma velocidade de impressão de 32 páginas por minuto, atinge uma resolução máxima de 1.440 x 720 dpi, suporta um ciclo mensal de até 15.000 páginas e realiza impressões frente e verso automáticas.  

✅ Prós 

  • Tanques de tinta de alto rendimento 
  • Custo de impressão de somente 1 centavo por página 
  • Imprime, copia e digitaliza
  • Design compacto e moderno 
  • Conectividade WI-FI 

❌ Contras

  • Somente imprime em preto e branco 

Saiba mais sobre outras marcas de impressoras:

O que mais é importante saber sobre as impressoras Epson

Epson

A Epson é uma referência no ramo de impressoras e traz ao mercado nacional incontáveis equipamentos, que apresentam as mais diversas características. 

Sendo assim, atualmente existem impressoras Epson simples, que são menores e mais baratas, as multifuncionais, que servem para diferentes finalidades, as fotográficas, que são ideais para fotos e assim por diante. 

Devido a isso, no momento da aquisição nem sempre é fácil determinar qual modelo se adapta melhor às suas necessidades e formas de uso. 

Porém, levando em consideração alguns critérios de compra é possível acertar na escolha e abaixo vamos te mostrar tudo o que deve ser analisado para tomar uma decisão assertiva. 

Como Escolher a Melhor Impressora Epson

As impressoras Epson são muito conhecidas pela sua alta qualidade e são capazes de realizar impressões nítidas e repletas de detalhes. 

Elas podem ser usadas nos mais diversos ambientes e estão muito presentes em casas, empresas e gráficas, sendo uma excelente escolha para altas demandas. 

Portanto, independente da sua forma de uso, com certeza existe um modelo que irá se adaptar perfeitamente e para descobrir qual é a melhor impressora Epson para você é só checar as características a seguir. 

Jato de tinta x Tanque de tinta x Laser

As impressoras Epson funcionam a partir de diferentes tecnologias e o que mais se altera nelas é a sua forma de abastecimento. 

Dessa maneira, as opções mais tradicionais são as jatos de tinta, que são vendidas por um preço acessível e são abastecidas a partir dos tão conhecidos cartuchos. 

Essas costumam ser produzidas em um tamanho menor e são muito indicadas para uso doméstico e para quem não tem o costume de realizar um elevado número de impressões por mês. Isso porque os cartuchos não possuem um rendimento muito satisfatório e o seu custo por impressão acaba sendo mais alto. 

Já as tanque de tinta são o que há de mais moderno atualmente. Elas garantem uma maior economia aos usuários, justamente por serem abastecidas a partir de compartimentos no qual é colocada a tinta, e apresentam um alto rendimento. 

Esses modelos também são muito eficientes e existem em versões simples ou multifuncionais. A única desvantagem é que não são tão baratos. 

Por últimos temos as impressoras a laser, que são recomendadas para altas demandas. 

O grande diferencial desse equipamento está na sua elevada velocidade de impressão e alguns conseguem imprimir até 30 páginas por minuto sem problemas. Seu abastecimento é feito por toners, que possuem um bom rendimento, porém normalmente ele tem um tamanho maior e é monocromático. 

Multifuncional ou impressora comum

Muitos consumidores se veem em dúvida quanto a adquirir um impressora comum, ou seja, que apenas faz impressões, ou uma multifuncional, que serve para impressões, cópias e digitalizações. 

Para chegar a uma conclusão sobre isso deve-se analisar as suas necessidades e o que se costuma realizar no dia a dia. 

Deste modo, as impressoras comuns possuem um valor mais baixo e são indicadas para quem somente quer um produto para imprimir documentos ou imagens. 

Já as multifuncionais são consideradas 3 em 1 e uma ótima escolha para locais no qual é necessário também fazer cópias e digitalizações, como é o caso de escritórios e gráficas, por exemplo. 

Elas até possuem um preço um pouco mais alto. Contudo, podem substituir as máquinas de xérox e copiadoras, então acabam apresentando um bom custo benefício. 

Colorida ou monocromática 

Outro ponto de atenção com relação as impressoras Epson é que existem modelos monocromáticos, que somente realizam impressões em preto e branco, e coloridos. 

Os monocromáticos acabam tendo uma utilização mais limitada e apenas são indicados para a impressão de textos.

Os coloridos, por sua vez, são mais versáteis e podem ser usados para textos, gráficos, tabelas, fotos, imagens e muito mais. 

Logo, pense nos tipos de impressão que costuma realizar e avalie qual dessas duas opções se encaixa melhor no seu dia a dia. 

Conectividade

No quesito conectividade, as impressoras Epson deixam um pouco a desejar. Isso porque muitos modelos apenas contam com conexão via porta USB, que é muito útil e utilizada até hoje, mas é considerada ultrapassada. 

No entanto, algumas opções mais novas também oferecem conexão WI-FI, que é mais comum, e bluetooth, que apenas é encontrada em alguns modelos. 

Pensando em praticidade, vale muito a pena investir em impressoras com conexão sem fio, pois elas permitem enviar arquivos para impressão diretamente de dispositivos móveis e evitam a tão temida bagunça de fios no ambiente. 

Tamanho da impressora Epson

Para não ter problemas no momento da instalação é necessário analisar o tamanho da impressora Epson, principalmente se você não tem muito espaço disponível. 

Dessa forma, nesse quesito há uma ampla variedade e, da mesma maneira que existem equipamentos pequenos e compactos, há outros que são maiores e mais robustos. 

Com isso, para ambientes menores indicam-se os modelos menores, que normalmente são os jatos de tinta. 

Já para escritórios grandes não é preciso se preocupar tanto com isso e pode-se investir nas impressoras tanque de tinta ou a laser, que são um pouco maiores, mas não irão atrapalhar. 

Resolução de impressão 

A resolução de impressão é uma característica técnica que faz toda a diferença na qualidade das impressões que são realizadas por esse produto. 

As opções das Epson com resolução mais baixa são as que contam com 720 x 720 dpi e são indicadas para um uso mais simples, servindo para imprimir textos e imagens. 

Contudo, se a ideia é realizar a impressão de fotos e outros materiais que precisam de uma nitidez e qualidade mais elevadas, então indica-se investir em um modelo que ofereça uma resolução a partir de 2.400 x 600 dpi. 

Velocidade de impressão 

Por fim, também deve-se checar qual é a velocidade de impressão da impressora que está pensando em adquirir. 

Essa velocidade é determinada em páginas por minuto (ppm) e deve ser considerada principalmente se o produto será utilizado em empresas ou gráficas, pois faz toda a diferença no dia a dia. 

Sendo assim, os modelos com velocidade de impressão abaixo de 10 ppm são recomendados para quem não imprime muitas páginas por dia, sendo bons para escritórios menores e casas. 

Por outro lado, as opções que imprimem acima de 20 ppm são ideais para uso intenso e funcionam muito bem em gráficas, papelarias e empresas maiores. 

Portanto, analise qual é a sua demanda e busque por uma impressora que se adapte a ela. 

Melhor papel fotográfico para impressora Epson

Cada impressora Epson é compatível com uma variedade de papéis e isso não é diferente com os modelos fotográficos. 

Deste modo, para não enfrentar dificuldades na hora da utilização é importante checar quais são as matérias-primas compatíveis com o produto que adquiriu. 

Entretanto, a grande maioria dos equipamentos funciona bem com os papéis Photo Paper Glossy 13" x 19", Photo Paper Glossy A4, Photo Paper Glossy Borderless, Premium Photo Paper Glossy 5x7, Premium Photo Paper Semi-gloss 4" x 6" e muito mais. 

Melhor impressora Epson custo / benefício

A Epson conta com uma série de impressoras que chamam atenção pelo seu ótimo custo benefício. No entanto, a que é considerada a melhor nesse quesito é a Multifuncional Epson EcoTank L3250. 

Esse é um modelo que serve para cópias, impressões e digitalizações e que conta com abastecimento por tanques de tinta. 

Com isso, ele apresenta um ótimo rendimento das tintas, tem um baixo custo de impressão e é muito econômico. 

O produto também possui conectividade WI-FI e USB, pode ser controlado pelo aplicativo Epson Smart Panel e oferece uma série de modos de impressão avançados aos usuários. 

Melhor impressora Epson para se ter no escritório 

Impressoras usadas em escritórios devem garantir impressões rápidas, suportar um bom fluxo mensal e ter um elevado rendimento das tintas. A que mais se adapta a tudo isso é a Multifuncional Epson EcoTank M2120. 

Tendo abastecimento por tanques de tinta, esse modelo consegue imprimir até 11.000 páginas em preto com somente 2 garrafas de reposição e possui um custo de impressão de apenas 1 centavo por página. 

Ele serve para impressões, cópias e digitalizações, conta com conectividade USB 2.0 de alta velocidade e WI-FI e apresenta uma velocidade de impressão de 32 páginas por minuto. 

A impressora suporta ainda um ciclo mensal de 15.000 páginas, faz impressões frente e verso automáticas e é monocromática. 

Melhor impressora Epson para se ter em casa

Quem busca por uma impressora simples e barata voltada para uso doméstico pode investir sem medo na Epson EcoTank L121. 

Essa opção dispensa o uso de cartuchos e tem abastecimento por tanques de tinta, que apresentam um rendimento de até 4.500 páginas em preto ou 7.500 páginas coloridas com um kit de garrafas de reposição.

Ela garante um baixo custo de impressão, consegue imprimir 9 páginas por minuto em preto e 4,8 páginas por minuto coloridas e é muito fácil de manusear e abastecer. 

Esse modelo conta ainda com um tamanho mais compacto, possui uma resolução de impressão de até 720 x 720 dpi e apresenta conectividade USB de alta velocidade. 

Conclusão – O que nós achamos das impressoras Epson

As impressoras Epson são produtos da mais alta qualidade e que se destacam nessa categoria no mundo todo. 

A marca é conhecida por desenvolver equipamentos que são eficientes, duráveis e apresentam tecnologias avançadas, estando disponíveis em versões para todos os tipos de uso. 

Porém, é importante destacar que as impressoras Epson possuem um valor mais elevado do que as suas concorrentes. No entanto, compensam o preço alto com ótima performance. 

Logo, se você está procurando por uma impressora avançada e que não vá te deixar na mão, invista em uma da Epson.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato