6 Melhores Impressoras de etiquetas térmicas para ecommerce

Impressoras térmicas para ecommerce - marketplaces

Se você estiver precisando dar aquela agilizada na sua operação de ecommerce, saiba que uma boa impressora de etiqueta térmica pode te ajudar bastante. 

Elas facilitam muito na sua expedição bastando simplesmente destacar e colar a etiqueta e nota fiscal na embalagem, além de deixar seu pacote com aparência ainda mais profissional!

Também tem o seguinte...

... Pode não parecer, mas esse acaba sendo um ponto critico da sua operação, pois problemas de impressão podem ocasionar atrasos na expedição, e oque os clientes e marketplaces não toleram nos dias de hoje é atraso nos envios! 😡

Para que você não fique na mão com uma impressora térmica de má qualidade, preparamos este guia com as melhores impressoras térmicas do mercado para dar aquele up no seu ecommerce. 

Bora conhecer?!

Impressora Térmica L42 PRÓ Elgin 

Impressora Térmica L42 PRÓ Elgin

Desenvolvida pela Elgin, essa impressora térmica de etiquetas tem como principal finalidade reduzir custos e aumentar a eficiência operacional da loja e conta com um design bastante compacto. 

Ela é muito prática e fácil de usar e possui como diferencial vir com um software gratuito, que permite ao usuário criar todas as etiquetas desejadas e imprimi-las sempre que precisar. 

Esse modelo funciona a partir das linguagens de operação ZPL e EPL, que tornam possível integrá-lo a variados sistemas, conta com uma velocidade de impressão de 7 polegadas por segundo e oferece duas entradas, sendo uma USB e a outra que pode ser usada como Ethernet, Serial ou Paralela.

O produto tem garantia de 18 meses, apresenta uma resolução de 203 dpi e possui um espaçamento entre etiquetas contínuo, em Gap ou Tarja Preta. 

✅ Prós

  • Design compacto 
  • Fácil de usar
  • Garantia de 18 meses 

❌ Contras

  • Qualidade de impressão mediana 

Impressora Térmica Zebra ZD220t

Impressora Térmica Zebra ZD220t

Funcionando a partir de impressão direta e por thermo transferência, essa impressora de etiqueta térmica para e-commerce oferece uma velocidade de impressão de 4 polegadas por segundo. 

Ela é produzida com estrutura de parede dupla, que assegura a sua alta durabilidade, e conta com a qualificação ENERGY STAR, conseguindo reduzir as despesas operacionais. 

Essa opção apresenta uma operação confiável e tem um indicador de LED e um botão para avançar/pausar, que tornam a sua utilização muito fácil. 

Além disso, o equipamento funciona conectado a uma central de aplicativos de software Print DNA, que permite criar as etiquetas, e proporciona uma experiência de impressão econômica e confiável.

✅ Prós

  • Estrutura reforçada
  • Funcionamento econômico
  • Alta durabilidade

❌ Contras

  • Não tem uma velocidade de impressão alta 

Impressora etiquetas Argox OS-2140 

Impressora Térmica Argox OS-2140

Essa impressora térmica está entre as mais vendidas do Brasil e pode ser utilizada para criar etiquetas por transferência térmica ou por impressão térmica direta. 

Seu design é clean e elegante e nela encontra-se uma estrutura robusta de elevada durabilidade e conectividade USB 2.0 de alta velocidade, que permite conectá-la facilmente a computadores. 

Esse modelo apresenta uma resolução de impressão de 203 dpi, tem um funcionamento silencioso e possui uma velocidade de 76 mm por segundo. 

Outro diferencial é que ele suporta uma largura de impressão de até 105 mm e é compatível com os softwares ArgoBar e Printer Utility, que permitem a criação e formatação de etiquetas.  

✅ Prós

  • Oferece dois tipos de impressão 
  • Porta USB de alta velocidade
  • Design clean e elegante 

❌ Contras

  • Não oferece muitas funcionalidades 

Impressora Térmica Bematech MP-4200 TH

Impressora Térmica Bematech MP-4200 TH

Criada visando alto desempenho e qualidade de impressão, essa impressora térmica tem como principal diferencial o Easy Recovery System, que consegue resolver o atolamento de papel de forma rápida e eficiente. 

Ela apresenta uma velocidade de impressão de 250 mm por segundo e possui um mecanismo impressor independente, que permite a sua troca de forma individual sem ser necessário retirar o equipamento do local. 

O produto foi desenvolvido com um QR Code nativo, que consegue executar perfeitamente a impressão dos códigos 2D, conta com conectividade USB e possibilita ao usuário adquirir uma interface para porta ethernet. 

Vale a pena destacar ainda que esse modelo consegue realizar a impressão de mensagens promocionais de até 20 linhas e oferece uma durabilidade de 10 anos. 

✅ Prós

  • Consegue resolver atolamentos de papel 
  • Velocidade de 250 mm/s
  • Elevada durabilidade 

❌ Contras

  • Somente tem conectividade USB

Impressora Térmica Zebra ZT230

Impressora Térmica Zebra ZT230

Bastante moderno e completo, esse modelo de impressora térmica foi projetado para garantir alto desempenho e qualidade e é ideal para locais que possuem uma demanda elevada. 

Ele é produzido com armação de metal, tem uma tela LCD, que facilita a sua utilização, e imprime por transferência térmica ou pelo método de impressão térmica direta. 

Essa opção permite ao usuário remover o seu rolo e cabeça de impressão sem dificuldades, é fácil de instalar e conta com um design compacto, cabendo em pequenos espaços tanto aberta, quanto fechada. 

Outro diferencial é que nela encontram-se portas USB 2.0, RS232 e ethernet e há uma velocidade de impressão de 152 mm por segundo e uma resolução de até 300 dpi. 

✅ Prós

  • Fácil de usar e instalar 
  • Diversas opções de conectividade 
  • Ideal para altas demandas 

❌ Contras

  • Custa mais caro

Impressora Térmica Argox IX4-250

Impressora Térmica Argox IX4-250

Indicada para um elevado fluxo de impressões, essa impressora térmica para e-commerce suporta rolos de etiqueta com diâmetro externo de 8,26” e tem capacidade de fita de até 450 metros. 

O produto é equipado com portas USB, serial e ethernet e apresenta uma velocidade de impressão de 8 ips, sendo rápido e eficiente. 

Ele funciona a partir dos métodos de impressão térmica direta ou por transferência térmica, possui uma resolução de até 203 dpi e oferece um painel de controle fácil de usar. 

Essa opção realiza a calibração imediata de etiquetas, é compatível com os sistemas PPLA, PPLB e PPLZ e suporta uma largura máxima de impressão de 108 mm. 

✅ Prós

  • Painel de controle fácil de usar
  • Dois métodos de impressão 
  • Faz a calibração das etiquetas 

❌ Contras

  • Tamanho maior

Veja também: Impressoras para Ifood e Delivery 

Oque mais é importante que você saiba sobre as impressoras térmicas para ecommerce

Pacote com etiqueta de envios

As impressoras térmicas são amplamente utilizadas nos comércios físicos e virtuais, pois conseguem imprimir etiquetas e notas fiscais com alta eficiência. 

Por conta disso, elas existem em inúmeros modelos, que apresentam as mais variadas características e conseguem executar as impressões de diferentes formas. 

Contudo, para fazer uma boa compra é fundamental conhecer todos os detalhes a respeito desse equipamento. 

Sendo assim, abaixo mostramos tudo o que há de mais importante sobre as impressoras térmicas para e-commerce para que você possa fazer uma escolha acertada. Confira! 

Tecnologia de impressão 

As impressoras térmicas podem funcionar a partir de duas tecnologias de impressão diferentes: por transferência térmica ou térmica direta. 

A impressão por transferência térmica é realizada através de uma fita confeccionada com uma tinta chamada de ribbon. 

Quando essa fita é aquecida ela transfere os dados para a etiqueta e gera um resultado bastante resistente. Com isso, esse método é indicado para alimentos, produtos têxteis e outros itens que requerem uma etiqueta mais forte. 

Já a impressão térmica direta é um pouco diferente e nela o calor é aplicado sobre etiquetas termossensíveis, que ficam mais escuras quando aquecidas. Nesse momento as informações são passadas para o papel. 

Essa tecnologia tem como vantagem ser mais barata, no entanto cria etiquetas menos duráveis. 

Porém, vale a pena saber que a grande maioria das impressoras térmicas para e-commerce de transferência térmica também realizam impressões térmicas diretas. 

Entretanto, os modelos exclusivos para impressão térmica direta não executam impressões de outro método. 

Tamanho da impressora

As dimensões das impressoras térmicas costuma variar bastante de modelo para modelo e esse é outro fator que deve ser levado em consideração. 

Deste modo, saiba que existem equipamentos menores e mais compactos, que cabem até em pequenos espaços, e outros que são maiores e mais robustos. 

Qual escolher irá depender exclusivamente do local disponível para colocar esse produto e, para se assegurar que ele irá caber, é preciso checar nas informações do fabricante o tamanho da opção que está pensando em adquirir.

Conectividade

Hoje em dia conectividade é tudo e é necessário que a impressora térmica apresente uma forma de conexão compatível com os equipamentos que você utiliza. 

De um modo geral, muitas opções oferecem conectividade a partir de porta USB, que é eficiente e ideal para uso com computadores. 

No entanto, existem alguns modelos que possuem também conectividade através de portas ethernet, paralelas ou seriais e sem fio, via WI-FI e bluetooth. 

Logo, no momento da compra é recomendado checar quais são as formas de conectividade oferecidas pelo produto para verificar se elas se adaptam a sua forma de uso. 

Tamanho da etiqueta utilizada nos envios

O tamanho das etiquetas que se costuma imprimir é um fator que deve ser levado em consideração ao escolher uma impressora térmica para e-commerce. 

Isso porque cada equipamento apresenta uma largura máxima de impressão, que diz respeito ao tamanho das etiquetas que poderão ser impressas com ele. 

Dessa forma, é fundamental avaliar qual é o tamanho médio das etiquetas que são impressas no dia a dia para adquirir um modelo compatível com a sua necessidade. 

Resolução de impressão 

A resolução de impressão não costuma variar muito entre as impressoras térmicas, mas faz toda a diferença na qualidade do que é impresso com elas. 

Sendo assim, a resolução mais comum é a de 203 dpi, que supre bem a maioria das necessidades. 

Contudo, quem realiza impressões de etiquetas bem pequenas deve dar prioridade para as opções com resolução de cerca de 600 dpi, que irão gerar textos mais nítidos. 

Custo de impressão

Todo custo operacional deve ser contabilizado para assegurar o maior lucro com as vendas. 

Deste modo, é válido checar o valor médio que será gasto para manter a impressora térmica para e-commerce funcionando. 

Para chegar a esse número pode-se contabilizar os custos dos insumos utilizados nesse produto e também o seu gasto energético.  

Assim, consegue-se saber exatamente quanto se gasta e qual é o lucro que está tendo com cada item comercializado.

Software de edição 

Para conseguir criar as etiquetas de forma rápida e fácil, muitas impressoras térmicas para e-commerce oferecem softwares gratuitos, que permitem ao usuário desenvolver as mais variadas etiquetas e notas. 

No entanto, caso você já utilize um programa para a realização desse trabalho, deve-se analisar se o equipamento é compatível com a linguagem desse software, que pode ser PPLA, PPLB, DPL, EPL e muito mais.  

Existem também alguns sistemas Erps que permitem que o layout seja feito diretamente por ele sem a necessidade de softwares de edição, com certeza tem um grande ganho de produtividade em sua operação.  

Custo de impressão

Como no varejo em geral as margens são baixas é muito importante saber o quanto esta custando a sua impressão e também os custos de embalagem como um todo para que você possa embutir esses custos no valor do produto e minimizar prejuízos, principalmente se você vende produtos de ticket baixo.

Impressão da Nota fiscal ou declaração de conteúdo 

Nos dias atuais é obrigatório que junto com o envio esteja a nota fiscal ou a declaração de conteúdo, neste caso você pode imprimir pela impressora térmica ou pela impressora convencional. 

Vale muito a pena fazer o calculo para saber se é viável imprimir a nota fiscal simplificada ou a declaração de conteúdo junto na impressora térmica ou imprimir separadamente. 

Caso você imprime separadamente em folhas de sulfite opte por impressoras tanque de tinta ou impressoras laser, onde o custo de impressão são menores e evite ao máximo usar impressoras abastecidas com cartuchos, pois o custo é elevadíssimo! 

Não dependa de uma única impressora

Caso sua impressora térmica pare de funcionar é importante ter um plano de saída para não atrapalhar seu negócio. Você não precisa ter duas impressoras térmicas, mas é interessante ter pelo menos uma impressora tanque de tinta que sirva de backup em momentos que a térmica parar de funcionar. 

Você pode deixar algumas folhas de papel A4 adesivas ou imprimir em folhas de sulfite e colar com fita adesiva até que sua impressora térmica volte a funcionar.

Considerações finais

As impressoras de etiquetas para e-commerce são o produto ideal para imprimir as etiquetas que são utilizadas para identificar os pacotes. 

Elas possuem uma série de vantagens, sendo consideradas fáceis de usar, eficientes e bastante práticas. 

Isso porque conseguem imprimir as etiquetas rapidamente, muitas contam com um tamanho compacto e ainda oferecem softwares para criar os arquivos a serem impressos. 

Portanto, se você trabalha com vendas, principalmente online, vale a pena adquirir um equipamento desses. 

E aí, gostou desse artigo? Espero que sim e que faça ótimas compras com as nossas dicas! 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato