Saiba como funciona uma impressora 3d

Crianças aprendendo a lidar com uma impressora 3d

Muitas pessoas já conhecem ou já ouviu falar das impressoras 3D, hoje vamos aprender o passo a passo de como funciona uma impressora 3d, ela pode ser usada de várias maneiras, pode ser feita diversas partes para depois juntar as peças e formar uma só.

Ou pode ser uma pequena peça que dê para ser impressa de uma só vez. Ou seja, ela pode transformar uma peça inteira em pedaços pequenos, onde é feita parte por parte, de cima para baixo. 

Elas podem imprimir qualquer tipo de coisa, que podem ser de cerâmicas, brinquedos de plástico, protótipos e quem sabe daqui a um bom tempo, ela vai começar a imprimir órgãos humanos também. Elas também podem fazer a substituição de uma linha de produção, por apenas uma máquina. 

Essa máquina tem muitas outras versatilidades, como por exemplo os chefes de cozinha podem imprimir massas personalizadas e até mesmo chocolates. Ainda vamos além, podem imprimir roupas de vestuário instantaneamente. Já imaginou que legal? 

Podemos citar um exemplo de como a impressora 3D nos ajudou. Uma tartaruga jabuti que ganhou o 1° casco no mundo, feito completamente em uma impressora 3D, aqui no Brasil.

Atualmente a tartaruga jabuti, vive bem e saudável, completamente adaptada com seu novo casco. Com isso os brasileiros envolvidos entraram para o Guinness. Essa é uma notícia boa e também para aqueles que acham que a tecnologia só beneficia o homem. 

Isso é muito importante já que com o avanço da modernidade, o homem vem invadindo o espaço dos animais no meio ambiente, que notícia como essa vire rotinas, para que o homem use cada vez mais a tecnologia para ajudar aos animais também.     

{getToc} $title={Indice}

Quando surgiram as impressoras 3d

E como muitos não imaginavam, é que a impressora 3D não é tão recente assim no mercado de tecnologias.

A primeira impressora 3D surgiu no ano de 1984 criada pelo engenheiro americano Chuck Hull, daí para frente ela veio se modernizando ano a ano.   

Tipos de impressora 3d

Atualmente com tanta modernidade nos deparamos com vários tipos de impressoras em 3D, que podem ser usadas para diferentes finalidades. 

Há muitas coisas que devem ser levadas em questão na hora de fazer uma impressão 3D, pois existem vários materiais como, plásticos, resinas e metais, tudo isso pode interferir na sua durabilidade, velocidade e custo de fabricação.

As diversas impressoras 3D são:

  • FDM (Modelagem de Deposição Fundida);
  • SLA (Estereolitografia);
  • DLP (Processo de luz digital);
  • SLS (Sinterização seletiva a laser);
  • DMLS (Sinterização a laser de metal direto);
  • SLM (derretimento seletivo a laser);
  • EBM (Derretimento de feixe de elétrons);
  • MJF (Multi Jet Fusion);
  • PolyJet (Injeção de resina em gota).

Para cada necessidade de desenvolvimento de peças, é preciso fazer o mapeamento do produto, ver em qual material ele ficaria melhor. E cada uma tem um tempo estimado para cada impressão, umas mais rápidas, outras nem tanto. 

Principais componentes de uma impressora 3d

Sabemos que a impressora é formada por diversas partes e cada um tem a sua função para um desempenho da máquina, conheça agora alguns desses componentes que estão presentes em uma impressora. 

  • Varões suaves e rolamentos;
  • Hastes lisas;
  • Rolamento lineares;
  • Rolamentos IGUs;
  • Guias lineares;
  • Patins e rodas excêntricas;
  • Roda de borracha V-Slot, etc.

Podem ser usadas para fazer vários tipos de impressão e uma das maneiras bem interessantes em que a impressora 3d é usada é para impressão de próteses e exoesqueletos que servem para as pessoas com deficiência motora.

Um produto bem inusitado que já foi impresso em uma impressora digital, foi uma arma de fogo, onde ela funcionava de verdade. Pesquisadores ainda dizem que daqui á alguns longos anos, vão ser impressas casas inteira em uma impressora 3D.

Segundo informações, que dizem que uma impressora gigante seria capaz de poder imprimir uma casa inteira em apenas 24 horas. E como já citamos lá em cima, no começo deste artigo, é a impressão de órgãos em um futuro bem próximo, com essa tecnologia daria para salvar muitas vidas.

Por mais que essa realidade esteja um pouco longe, alguns pesquisadores, já conseguiram fazer vasos sanguíneos feitos de açúcar e até um rim, que funciona perfeitamente. É a modernidade cada vez mais a nosso favor.     

Softwares de impressora 3d

Impressora 3d imprimindo uma repilica de uma moto ao lado de um notebook

Atualmente no mercado temos uma grande diversidade de softwares para fazer a impressão de peças em 3D, listamos alguns desses programas que vão te auxiliar.

  • FreeCAD, software CAD open source;
  • Blender, para animação, malhas e modelagem orgânica;
  • Autodesk AutoCAD, o software dos arquitetos;
  • Sculptris, modelagem orgânica GRÁTIS;
  • Zbrush, modelagem digital para profissionais.

Esses são só alguns dos software que estão disponíveis para fazer esse tipo de impressão. Com elas é possível fazer vários tipos de impressão de diversos tipos de materiais. 

Veja também: 15 ideias para ganhar dinheiro com impressora 3d

É difícil programar uma impressora 3d?

Não, porém isso vai variar de acordo com os software que você escolher para utilizar em sua impressora digital. Vale lembrar que a impressora 3D é bem diferente das impressoras convencionais que temos em casa.

Por isso, antes que você possa mexer é essencial que você conheça exatamente o que está mexendo, até mesmo para não estragar a máquina. Leia atentamente as informações de como funciona uma impressora 3d.

O que faz uma impressora 3D?

Objetos feitos com impressora 3d

Uma máquina de imprimir em 3D, pode ser usada para várias finalidades, com a modernidade andando ao nosso favor, como já citamos acima, elas nos permite construir coisas para os homens e no mundo animal também. 

E um dos grandes benefícios dessa impressora é a velocidade em que ela faz os objetos, ela também pode ter um custo menor para alguns tipos de materiais.

O que pode ser impresso em uma impressora 3D?

Engrenagens feitas em impressora 3d

A transformação digital está cada vez mais presente em nossas vidas, e uma das principais tendências dessa transformação são as impressoras 3D.

Além disso, a impressora 3D é capaz de atuar de diversas formas, proporcionando a impressão de diversos itens. Confira abaixo alguns exemplos de objetos que podem ser impressos em 3D:

Equipamentos e ferramentas

Com a impressão tridimensional, criar ferramentas, como, por exemplo, martelo, alicate e diversas outras peças de aço complexas, se tornou possível. 

Protótipos e miniaturas

A impressora 3D, além de imprimir objetos em três dimensões, agiliza a elaboração e gera diversos detalhes, que podem ser utilizados cada vez mais na apresentação e planejamento de projetos.

Moldes para o setor industrial

A impressora digital também atua beneficiando a otimização de processos industriais, já que ela possibilita a impressão de moldes que são capazes de auxiliar a produção em série no setor industrial, por exemplo.

Objetos diversificados

As impressoras 3D também podem ser responsáveis por imprimir em diversos objetos que podem ser utilizados com diversas funções, como, por exemplo, fones de ouvido e, até mesmo, determinados instrumentos musicais.

Impressora 3D na medicina

Além do entretenimento, as impressoras 3D também podem ser utilizadas para fins importantes, como, por exemplo, na medicina.

Atualmente, existem diversas próteses de braço, por exemplo, que possuem um custo bem reduzido por terem sido planejadas e feitas através de uma impressora 3D.

Além disso, os cientistas já consideram a possibilidade de criar órgãos através das impressoras 3D, para serem utilizados em transplantes, por exemplo, visando a diminuição das filas de espera de transplante. 

Quais são os benefícios da impressora 3D?

As impressoras 3D, permite a fabricação de peças bem complexas, onde não podem ser feitas de outras maneira, ou seja com toda essa tecnologia, ela permite criar vários tipos de objetos, que pode ser fabricados de uma só dependendo do tamanho, ou são feitos partes por partes, para serem encaixadas no final. Para formar o objeto que foi elaborado inicialmente pelo computador. 

Como ter uma renda extra com uma impressora 3D?

Tendo uma impressora 3D em casa você pode fazer disso uma renda extra, fazendo criação para vender, pensando nisso fizemos uma lista para te ajudar a ter inspirações de alguns objetos que podem fazer sucesso, fazendo com que você ganhe dinheiro.

  • Pesquise o mercado de produtos personalizados;
  • Veja as aplicações no ramo de odontologia;
  • Faça serviços para a área de engenharia e arquitetura;
  • Pesquise sobre o ramo de gastronomia, onde você pode fazer vários objetos;
  • Pesquise um mercado que você já domine;
  • Faça uma pesquisa sobre seu público alvo e veja quais as necessidade do seu público;
  • E principalmente se você já tem algum concorrente nessa área.

Quais as desvantagens de uma impressora 3D?

Ela pode nos trazer muitos benefícios na hora de de produzir alguns objetos, porém como todas as coisas, ela também tem suas desvantagens, veja a lista abaixo.

  • É uma tecnologia com um preço muito elevado ainda;
  • Para mexer em uma impressora 3D é preciso ter conhecimentos técnicos, que nem todo mundo tem e não estão ao alcance de todas as pessoas;
  • Para que possa fazer alguns trabalhos mais elaborados é preciso ter impressoras mais complexas;
  • Além do mais ela precisa de uma manutenção frequente e ainda é necessário ser limpa todas as vezes depois que terminar de usar.

Conclusão

Nesse artigo podemos saber um pouco mais de como funciona uma impressora 3d, aprendemos o que ela, quais objetos ela pode imprimir e também o que ela pode fazer por nós no futuro, que podemos observar não está tão longe assim.

É a tecnologia trabalhando junto com a ciência para poder trazer cada vez mais benefícios aos seres humanos. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato