Impressoras que imprimem frente e verso automático – As 5 Melhores de 2024!

impressão frente e verso

Imprimir frente e verso é uma necessidade para muitas pessoas... Neste artigo vamos explorar as melhores impressoras que imprimem frente e verso automático, para que sua necessidades de impressão sejam atendidas.

Se a ideia é economizar papel e imprimir apostilas, livros e outros documentos, as impressoras frente e verso são eficientes e tornam esse trabalho mais prático. 

Vamos explorar 5 modelos de impressora que cumprem muito bem este papel e te guiar na melhor forma de escolher a sua.

{getToc} $title={Indice}

Melhores impressoras que imprimem frente e verso automático de 2024:

  • Epson Ecotank L4260
  • Epson Ecotank L4160
  • Epson Ecotank L4150
  • Brother InkBenefit Tcp-T720dw
  • Brother Laser Mfcl 8610 Cdw

Impressora Epson Frente e Verso Ecotank L4260 

Impressora Frente e verso Epson Ecotank L4260

Essa impressora que imprime frente e verso automático é uma multifuncional e tem como principal diferencial poder ser utilizada para impressões, cópias e digitalizações. 

Ela funciona a partir de um conjunto de tanques de tinta e apresenta um baixo custo de impressão, sendo que com um kit de tintas de reposição consegue imprimir até 7.500 páginas em preto ou 6.000 páginas coloridas. 

Nessa opção encontra-se a tecnologia Heat-Free, que dispensa a necessidade de aquecimento da tinta e assegura mais rapidez e economia de energia, e há uma resolução máxima de impressão de 5.760 x 1.440 dpi. 

Além disso, o produto tem uma velocidade de impressão de 33 páginas por minuto na cor preta e 15 páginas por minuto coloridas e possui conectividade WI-FI e USB. 

✅ Prós

  • É 3 em 1 
  • Alta resolução de impressão 
  • Imprime até 33 páginas por minuto 

❌ Contras

  • Sua digitalização e mais lenta 

Epson Ecotank L4160

Epson Ecotank L4160

Desenvolvida com um tamanho compacto, essa impressora que imprime frente e verso automático conta com a maior resolução de impressão da categoria, imprimindo com uma qualidade de até 5.760 x 1.440 dpi. 

Ela é uma multifuncional, que consegue imprimir e fazer cópias e digitalizações, e possui conectividade através de cabo USB ou WI-FI, permitindo o envio de arquivos para impressão a partir de dispositivos móveis. 

Esse modelo tem abastecimento por tanques de tinta e com um kit de tintas é capaz de imprimir até 7.500 páginas em preto ou 6.000 páginas coloridas, oferecendo um baixo custo de impressão. 

Além disso, graças ao seu design com os tanques de tinta frontais é possível realizar o abastecimento do produto facilmente e sua velocidade de impressão é de 33 páginas por minuto em preto e 15 páginas por minuto coloridas. 

✅ Prós

  • Alta resolução de impressão
  • Design compacto e fácil de manusear  
  • Baixo custo de impressão 

❌ Contras

  • Não é muito fácil de visualizar os níveis de tinta

Epson Ecotank L4150

Epson Ecotank L4150

Criado especialmente para alta produtividade, esse modelo de impressora que imprime frente e verso automático apresenta uma velocidade de impressão de 38 páginas por minuto em preto e 24 páginas por minuto coloridas. 

Ele é equipado com um alimentador automático de 35 páginas, tem conectividade WI-FI e ethernet e consegue realizar impressões até o tamanho A3

O equipamento funciona a partir de tanques de tinta, sendo que um kit de tintas é capaz de imprimir 7.500 páginas em preto ou 6.000 páginas coloridas, oferecendo um ótimo custo benefício. 

Mais um diferencial é que essa opção vem com um visor LCD touchscreen colorido de 2,7" e conta com uma resolução de 4.800 x 1.200 dpi. 

✅ Prós

  • Imprime até o tamanho A3
  • Visor LCD touchscreen de 2,7”
  • Alimentador automático de 35 páginas

❌ Contras

  • Custa mais caro 

Brother InkBenefit Tcp-T720dw 

Brother InkBenefit Tcp-T720dw

Ideal para pequenos e médios escritórios, essa impressora que imprime frente e verso automático é abastecida por tanques de tinta, que apresentam um rendimento de até 15.000 páginas em preto e 5.000 páginas coloridas. 

Ela conta com uma alta velocidade de impressão, sendo capaz de imprimir 30 páginas por minuto na cor preta e 26 páginas por minuto coloridas, e tem um alimentador automático de até 20 folhas. 

Essa opção possui um design para reposição automática de tinta, que evita derramamentos, vem com uma bandeja com capacidade para 150 folhas e atinge uma resolução de 6.000 x 1.200 dpi. 

O equipamento oferece ainda conectividade WI-FI, permitindo o envio de arquivos para impressão a partir de qualquer dispositivo, e é equipado com uma bandeja frontal coberta, que protege o papel contra poeira e vincos.

✅ Prós

  • Tanques de tinta de alto rendimento 
  • Resolução de 6.000 x 1.200 dpi 
  • Bandeja frontal coberta 

❌ Contras

  • Tamanho maior 

Brother Laser Mfcl 8610 Cdw

Brother Laser Mfcl 8610 Cdw

Essa impressora que imprime frente e verso automático é uma multifuncional indicada para ambientes corporativos, que oferece um alimentador com capacidade para 50 folhas. 

O produto consegue realizar impressões e cópias com uma velocidade de 

até 31 páginas por minuto, possui bandeja para 250 folhas e vem com uma bandeja multiuso para 50 páginas. 

Nele há um display touchscreen de 3,7”, que facilita o seu manuseio, e seu abastecimento é realizado a partir de 4 cartuchos de toner. 

Essa opção apresenta uma resolução de impressão de 2.400 x 600 dpi, conta com conectividade WI-FI e suporta um fluxo mensal de trabalho de 40.000 páginas.  

✅ Prós

  • Alimentador automático para 50 folhas
  • Bandeja com capacidade para 250 folhas 
  • Fluxo mensal de até 40.000 páginas 

❌ Contras

  • Funciona a partir de toners 

O que é mais importante saber sobre as impressoras frente e verso

As impressoras frente e verso não estão entre as mais comuns, porém podem fazer a diferença no dia a dia de quem realiza uma grande quantidade de impressões por dia. 

No entanto, antes de adquirir esse produto é necessário entender mais a fundo a respeito desse equipamento, para checar se ele é ou não o mais indicado para você. 

Com isso, a seguir vamos te explicar tudo o que há de mais importante sobre esse item.  

Quais são os diferenciais das impressoras frente e verso?

As impressoras que imprimem frente e verso automático reúnem uma série de diferenciais. 

Um deles está relacionado ao fato de que com elas é possível imprimir dos dois lados do papel automaticamente, o que ganha muitos pontos no quesito praticidade. 

Esse produto também gera uma ótima economia de papel, diminuindo os custos de manutenção do escritório ou empresa. 

Mais um diferencial é que essas impressoras estão cada vez mais modernas e avançadas. Sendo assim, já existem na versão multifuncional, que serve para impressões, cópias e digitalizações. 

Muitas contam ainda com conectividade WI-FI, sendo possível enviar arquivos para impressão sem fio e diretamente de dispositivos móveis, algo bastante prático.  

Além disso, as impressoras frente e verso automático costumam ter um funcionamento muito eficiente. Com isso, oferecem alta velocidade de impressão, resolução elevada e muito mais. 

Quando vale a pena investir em uma impressora frente e verso?

É muito comum que no momento da compra os consumidores fiquem em dúvida se realmente vale a pena adquirir uma impressora que imprime frente e verso automático. 

A realidade é que isso irá depender da sua forma de uso e do tipo de impressões que realiza. 

Deste modo, esse tipo de impressora é ideal para quem busca economizar papel e tem o costume de imprimir documentos dos dois lados da página. 

Logo, ele é bastante útil para impressão de apostilas e livros, por exemplo.  

Vantagens e desvantagens

As impressoras que imprimem frente e verso automático reúnem diversas vantagens, que são responsáveis por fazer com que os consumidores busquem por elas. 

Dessa forma, a economia de papel é a principal delas, visto que isso não somente gera um menor gasto ao escritório, como também ajuda o meio ambiente. 

Outra vantagem é que esse produto é muito mais prático do que uma impressora convencional e faz toda a diferença no momento de realizar impressões frente e verso, visto que dispensa a necessidade de trocar manualmente o lado da folha. 

Além disso, ele não deixa a desejar no quesito qualidade e mesmo nas impressões tradicionais oferece uma alta velocidade e resolução. 

No entanto, nem tudo são flores e esse tipo de impressora possui um ponto negativo: o seu valor. 

Infelizmente os modelos frente e verso automático custam um pouco mais caro e caso essa função não seja utilizada com frequência não valem o investimento. 

Como escolher uma impressora que imprime frente e verso automático 

Se você chegou até aqui decidido a adquirir uma impressora frente e verso automático, mas ainda não sabe qual escolher, fique tranquilo pois iremos te ajudar. 

Para isso, a seguir explicamos tudo o que deve ser analisado no momento de comprar esse equipamento. 

Multifuncional ou simples 

As impressoras que imprimem frente e verso automático podem ser simples ou do tipo multifuncional, que conseguem realizar impressões, cópias e digitalizações. 

As simples são ideais para quem deseja apenas um produto para imprimir documentos e contam com um valor mais acessível. 

Por outro lado, as multifuncionais são mais completas e fazem toda a diferença nos escritórios e comércios, tendo um funcionamento 3 em 1. Dessa forma, elas conseguem substituir os scaners e as máquinas de xérox.

De início o preço para investir em uma multifuncional que imprime frente e verso pode até ser mais alto, contudo se comparado ao valor para comprar todos esses equipamentos vale a pena. Então, não deixe de fazer essa análise. 

Velocidade de impressão 

A velocidade de impressão é um fator que atua diretamente na eficiência da impressora frente e verso. 

Ela é determinada a partir da quantidade de páginas por minuto que esse produto imprime, existindo modelos mais ou menos rápidos. 

Deste modo, há opções que chegam a uma taxa de 40 impressões por minuto, enquanto que outras atingem uma média de 20 ou menos. 

Qual escolher irá depender muito da sua demanda no dia a dia. Locais que realizam uma grande quantidade de impressões devem investir em uma impressora que funcione com velocidade alta. Assim, os trabalhos serão realizados mais rapidamente. 

Contudo, se há um fluxo de impressões de baixo a mediano não há a necessidade de optar por um modelo que imprima grandes quantidades de páginas por minuto, até porque eles costumam ser mais caros.  

Resolução 

A resolução das impressões feitas com a impressora que imprime frente e verso automático é mais um ponto que deve ser observado sobre esse produto. 

No momento de imprimir textos esse critério não faz tanta diferença, todavia ele é fundamental para imagens e textos. 

Com isso, essa resolução é definida em dpi e se inicia em 600 x 600 dpi, o que é bom para conteúdos escritos. 

Entretanto, para a impressão de imagens e fotos, recomenda-se investir em uma impressora com resolução a partir de 1.200 dpi, sendo que quanto mais alta ela for, melhor será a qualidade das impressões. 

Abastecimento 

O abastecimento diz respeito a tinta que é utilizada pelas impressoras para realizar as impressões. Ele pode ser feito de variadas formas, que alteram principalmente o custo por impressão desse equipamento. 

O abastecimento mais tradicional é o cartucho, que há um bom tempo deixou de ser considerado uma boa escolha para altas demandas, visto que tem um valor mais elevado e baixo rendimento. 

Existem também impressoras que imprimem frente e verso automático abastecidas por toner. Essas são indicadas para demandas medianas e, por mais que os toners custem mais caro, eles oferecem um bom rendimento. 

Contudo, se a ideia é alto rendimento e baixo custo por impressão, as opções mais recomendados são as impressoras tanque de tinta. Isso porque elas são fáceis de abastecer e suas tintas rendem muito. 

Conectividade 

A conectividade diz respeito as formas de enviar os arquivos para impressão na impressora que imprime frente e verso automático. 

Por muitos anos o único jeito de fazer isso era conectando o equipamento a um computador através de cabo USB ou ethernet. 

Porém, com a evolução desse produto, muitos modelos passaram a oferecer conectividade sem fio e funcionam a partir de bluetooth ou WI-FI. 

Essa é uma grande facilidade, pois torna possível mandar os documentos para impressão a partir de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Assim, evita-se o acúmulo de fios. 

Conclusão

As impressoras frente e verso são muito práticas e tornam o dia a dia nos escritórios mais simples e eficientes. 

Por conta disso, elas existem em diversos modelos, que se adaptam as mais variadas necessidades. 

Porém, antes de adquirir uma dessas é preciso avaliar todas as características desse equipamento para que seja possível escolher o que é mais adequado conforme o seu tipo de uso. 

Inclusive, para te ajudar, fizemos uma seleção com as 5 melhores opções disponíveis para compra, sendo que todas elas aliam ótima qualidade com performance avançada. 

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e até a próxima! 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato