As 7 Melhores Impressoras A3 (2024) + Guia de Escolha!

Melhores Impressoras A3

Desde que as impressoras foram criadas, lá em meados de 1938, elas evoluíram muito e passaram por intensas mudanças, surgindo modelos indicados para diferentes finalidades. 

Nesse meio tempo foram inventadas as impressoras A3, que têm como finalidade principal realizar impressões no formato A3, que possui 29,7 cm de largura e 42 cm de altura. 

Graças a isso, esse é um equipamento muito utilizado em gráficas e agências de design e publicidade, visto que nesses locais são criados folders, cartazes, banners e muito mais. 

Logo, se você precisa fazer impressões maiores e está em busca de uma impressora A3 veio ao lugar certo, pois nesse artigo vamos te explicar tudo sobre esse produto. 

{getToc} $title={Indice}

O que é importante saber sobre as impressoras A3?

Por mais que as impressoras A3 não sejam tão comuns, elas são bastante procuradas por variados consumidores e conseguem executar um trabalho que os modelos tradicionais não são capazes. 

Justamente por isso, existem diversas opções desse equipamento disponíveis para compra, que apresentam as mais variadas características. 

Portanto, para te ajudar a fazer uma boa aquisição, a seguir explicamos tudo o que deve-se saber de mais importante a respeito das impressoras A3. 

O que é uma impressora A3?

Impressora A3 Epson

A impressora A3 é um equipamento que serve para realizar impressões em papéis e superfícies do tamanho A3, que possuem 29,7 cm de largura por 42 cm de altura. 

Contudo, o seu principal ponto positivo não é esse, e sim o fato de que ela é compatível com papéis de variados tamanhos, oferecendo inúmeras possibilidades de uso. 

Vale a pena saber ainda que esse produto também existe na versão multifuncional, sendo indicado não somente para impressões, como também para cópias e digitalizações. 

Além disso, é preciso destacar que as impressoras A3 estão disponíveis em versões monocromáticas, ou seja, que apenas imprimem em preto e branco, ou coloridas.  

Para quais situações uma impressora A3 é indicada?

Casal usando camisetas estampadas

A impressora A3 pode ser utilizada nas mais variadas ocasiões, sendo bastante versátil. 

Dessa forma, com ela é possível fazer impressões tanto no tamanho A4, que é o de uma sulfite tradicional, quanto no A3, que equivale a duas folhas sulfites. 

Esse tamanho maior é bastante utilizado em gráficas ou agências de publicidade e design para a confecção de apresentações, cartazes e projetos visuais, sublimação etc. 

Sendo assim, esse é um produto que se torna aliado de designers, publicitários, fotógrafos, arquitetos e diversos outros profissionais que precisam realizar impressões maiores. 

Diferenças entre as impressoras A3 e A4

Impressoras A3 e A4
É muito comum que os consumidores se vejam em dúvida quanto as diferenças entre as impressoras A3 e as A4. 

A realidade é que esses equipamentos são muito similares e o principal ponto que os difere é o tamanho do papel com o qual são compatíveis. 

Com isso, as impressoras A3 conseguem realizar impressões com papéis de variados tamanhos, inclusive o A3 ou A3+, no caso de alguns modelos. 

Por outro lado, as impressoras A4 são mais restritas nesse quesito e o maior tamanho de papel que suportam é o A4. 

Logo, as opções A3 são indicadas para usos mais específicos e normalmente contam com um valor mais elevado. 

Já as A4 são as mais tradicionais e populares, estando presentes em casas, comércios, escritórios e muitos outros lugares. 

Como escolher uma impressora A3

Impressora A3

À primeira vista todas as impressoras A3 podem parecer iguais. No entanto, a verdade é que existem inúmeras diferenças entre os modelos disponíveis para compra. 

Por isso, nem sempre o processo de escolha se torna simples, já que algumas opções podem se adaptar melhor a sua forma de uso do que outras. 

Pensando nisso, abaixo explicamos tudo o que deve ser analisado para adquirir a melhor impressora A3. 

Tipo de impressão: Laser ou jato de tinta 

O tipo de impressão que a impressora A3 realiza é um dos pontos mais importantes a respeito desse produto, pois interfere diretamente na sua performance. 

Deste modo, existem os modelos a laser e os que funcionam com jato de tinta. 

Os a laser são abastecidos a partir de tonners, que oferecem um bom custo por impressão. 

Eles são vendidos por um valor mais elevado e tem como principal diferencial a sua agilidade, visto que realizam impressões de maneira muito rápida. Por conta disso, são indicados para locais com alta demanda. 

Já as impressoras A3 a jato de tinta, na maioria das vezes, funcionam a partir de cartuchos, que representam um custo de manutenção maior. Elas não possuem uma velocidade de impressão alta, mas podem ser adquiridas por um valor mais acessível. 

Sendo assim, são indicadas para demandas baixas ou medianas.  

Consumo: Altas e baixas demandas

Falando sobre demanda e preço, no momento de escolher uma impressora A3 é fundamental levar em consideração qual é a sua necessidade nesses quesitos. 

Quem conta com um fluxo mensal de impressões alto, deve investir em um modelo que ofereça um custo de impressão mais baixo e um rendimento elevado. Assim, o valor a ser gasto com as tintas será menor. 

Um bom exemplo disso são as impressoras que funcionam a partir de tanques de tinta. Essas conseguem realizar um número alto de impressões com um kit de tintas e as suas garrafas de reposição não costumam ser caras. 

Entretanto, as opções de alto rendimento normalmente são vendidas a um valor mais elevado. 

Dessa forma, quem não tem uma alta demanda e realiza poucas impressões no mês pode adquirir um produto que funcione a partir de cartuchos, que não possuem um rendimento elevado, mas custam mais barato.  

Além disso, com relação a demanda, é sempre necessário checar qual é o ciclo mensal suportado pela impressora A3. Assim, consegue-se verificar se ele é compatível com a quantidade de impressões a serem realizadas. 

Impressora A3 simples ou multifuncional 

Conforme te explicamos mais acima, as impressoras A3 existem em versões que apenas realizam impressões ou no formato de multifuncional, que também pode ser usada para cópias, digitalizações e até mesmo envio de FAX.

Qual escolher depende muito do seu tipo de trabalho e dos equipamentos que possui.

Quem não tem o costume de scanear documentos e fazer cópias ou já conta com máquinas de xérox e scanners, não irá usufruir de forma positiva de uma multifuncional. 

Todavia, quem apresenta essas demandas e não possui produtos para tirar cópias, enviar fax ou fazer digitalizações, pode investir em uma impressora A3 multifuncional, pois irá adquirir um equipamento que chega a ser até 4 em 1.    

Velocidade de impressão

 
Velocidade de impressão

A velocidade de impressão é a responsável por assegurar a agilidade com que uma impressora A3 irá executar o seu trabalho. 

Esse é um quesito que varia muito de modelo para modelo desse item e que faz toda a diferença no dia a dia. 

Deste modo, saiba que existem opções que atingem uma taxa de impressão de 30 páginas por minuto, enquanto que outras imprimem apenas 5 páginas por minuto. 

Portanto, em estabelecimentos com alto fluxo e demanda, é válido optar por uma impressora A3 que trabalhe com maior velocidade. Com isso, os arquivos serão impressos mais rapidamente e o dia a dia de trabalho ficará mais ágil e eficiente. 

Resolução  

Resolução

A resolução de uma impressora A3 é o que irá determinar a qualidade com que sairão as impressões realizadas com ela. 

Esse é um fator importante principalmente para quem trabalha com imagens e que é definido por uma taxa chamada de dpi. 

A resolução mais simples de uma impressora é de 600 x 600 dpi, mas essa praticamente não é muito encontrada nos modelos A3. 

Com isso, é mais comum ver impressoras A3 que apresentam resolução a partir de 1.200 dpi. Porém, recomenda-se investir em opções a partir de 2.000 dpi.  

Conectividade

Conectividade

Por muitos anos a única maneira de enviar arquivos para impressão era conectando a impressora a um computador através de um cabo, seja ele USB ou ethernet. 

Felizmente com a evolução das tecnologias isso mudou e atualmente muitos modelos oferecem outras formas de conectividade, como as sem fio. 

Deste modo, pensando em praticidade, as impressoras A3 que contam com conectividade WI-FI ou bluetooth ganham muitos pontos. 

Isso porque é possível mandar arquivos para impressão a partir de celulares, tablets ou computadores, o que facilita no dia a dia. 

Logo, se você tem o costume de trabalhar com dispositivos móveis, vale a pena investir em equipamentos com conexão sem fio. 

Funções extras

Por último, mas não menos importante, é interessante checar quais são as funções extras que a impressora A3 que está pensando em adquirir oferece. 

Sobre isso existem modelos que realizam impressão frente e verso automática, e outros que possuem modos de impressão avançados e específicos, como os para fotos. 

Há também impressoras que imprimem sem bordas, contam com alimentador de papel automático e muito mais. 

Conheça as melhores impressoras A3 de 2024

Agora que você já está por dentro de todo o universo das impressoras A3, chegou o momento de te mostrarmos quais são os melhores modelos de impressora disponíveis para compra. 

Esses são os que contam com o maior número de avaliações positivas dos consumidores e são mais recomendados pelos especialistas, confira: 

Multifuncional Epson EcoTank L8180 

Multifuncional Epson EcoTank L8180

Essa impressora A3 é uma multifuncional, que pode ser utilizada para realizar impressões, cópias e digitalizações e que é ideal para imprimir fotos. 

Ela funciona a partir de um sistema de tanques de tinta, que apresentam alto rendimento e baixo custo, sendo capaz de imprimir até 2.300 fotos em tamanho 10 x 15 cm com um kit de tintas. 

Esse modelo realiza impressões frente e verso automáticas e possui conectividade WI-FI, o que torna possível enviar arquivos para serem impressos diretamente de dispositivos móveis. 

Outro diferencial é que o produto vem com 5 bandejas de impressão, sendo duas frontais, uma exclusiva para impressão no tamanho 13 x 18 cm, uma para impressão de CD/DVD, uma traseira de tamanho A3+ e uma traseira para papel de até 1,3 mm de espessura. 

Além disso, a impressora atinge uma velocidade máxima de 32 páginas por minuto e conta com uma resolução de até 5.760 x 1.440 dpi.

✅ Prós

  • Sistema de tanques de tinta 
  • 5 bandejas de impressão 
  • Alta resolução 
  • Conectividade WI-FI 

❌ Contras

  • Utiliza seis cores de tinta

Impressora Epson EcoTank L1800

Impressora Epson EcoTank L1800

Desenvolvida para fotógrafos, arquitetos, gráficas e agências de design ou publicidade, esse modelo de impressora A3 oferece uma qualidade fotográfica de 6 cores e resolução de 5.760 x 1.440 dpi. 

Nele encontra-se a exclusiva tecnologia EcoTank, que é composta por tanques de tinta de alto rendimento, que conseguem imprimir cerca de 1.800 fotos no tamanho de 10 x 15 cm com um kit de tintas de abastecimento. 

O equipamento é capaz de imprimir cada foto de 10 x 15 cm em apenas 45 segundos e atinge uma taxa de 15 páginas por minuto em documentos na cor preta. 

Vale a pena saber ainda que essa opção imprime fotos sem bordas e possui um fácil abastecimento e manuseio. 

✅ Prós

  • Alta resolução de impressão 
  • Abastecimento por tanques de tinta 
  • Imprime fotos em 45 segundos 
  • É fácil de manusear 

❌ Contras

  • Não tem conectividade WI-FI 

Impressora Multifuncional HP OfficeJet Pro 7740

Impressora Multifuncional HP OfficeJet Pro 7740

Essa impressora A3 é uma multifuncional e pode ser utilizada para impressões, digitalizações, cópias e até mesmo fax. 

Ela suporta um ciclo mensal de 30.000 páginas, faz impressões frente e verso automáticas e consegue imprimir a primeira página na cor preto em apenas 9 segundos. 

O produto oferece diversas opções de conectividade, tal como, USB 2.0, Ethernet, RJ-11 e WI-FI, que permite enviar arquivos para impressão diretamente dos dispositivos móveis. 

Esse modelo imprime a uma velocidade de 22 páginas por minuto na cor preta e 18 páginas por minuto coloridas e conta com uma bandeja com capacidade de até 250 folhas. 

✅ Prós

  • É multifuncional 
  • Ciclo mensal de até 30.000 páginas 
  • Impressão frente e verso automática
  • Imprime 22 páginas por minuto 

❌ Contras

  • Tamanho maior 

Impressora Multifuncional Epson EcoTank L14150

Impressora Multifuncional Epson EcoTank L14150

Ideal para pequenas e médias empresas, essa impressora A3 da Epson atinge uma velocidade máxima de impressão de 38 páginas por minuto em preto e 24 páginas por minuto coloridas. 

Ela conta com uma conectividade de rede avançada através de WI-FI ou cabo ethernet, sendo possível enviar arquivos para impressão diretamente de dispositivos móveis, e conta com alimentador automático de 35 páginas. 

O equipamento funciona a partir da tecnologia PrecisionCore Heat-Free, que dispensa a necessidade de aquecimento e realiza impressões super nítidas, e possui um visor LCD touchscreen colorido de 2,7".  

Nele há ainda um sistema de abastecimento por tanques de tinta, que garante um baixo custo de impressão, e encontra-se impressão duplex automática nos tamanhos A4 e carta. 

✅ Prós

  • Imprime até 38 páginas por minuto 
  • Tela de LCD colorida touchscreen 
  • Impressão duplex automática 
  • Conectividade WI-FI e ethernet 

❌ Contras

  • É maior e mais pesada 

Impressora HP OfficeJet 7110

Impressora HP OfficeJet 7110

Criada pela HP, essa opção de impressora A3 conta com um design moderno e inovador, possui um preço acessível e consegue realizar impressões em tamanhos que variam entre 3” × 5” e 13” × 19”. 

Ela possui conectividade WI-FI, o que permite enviar arquivos para impressão a partir de computadores, celulares e tablets, e tem também conexão via cabo ethernet. 

Esse modelo funciona com cartuchos de tinta, é capaz de fazer impressões sem margem e suporta um ciclo mensal de até 800 páginas. 

Mais um diferencial é que o equipamento imprime até 33 páginas por minuto na cor preta e 29 páginas por minuto coloridas e vem com uma bandeja com capacidade para 250 folhas. 

✅ Prós

  • Preço mais acessível 
  • Conectividade WI-FI 
  • Imprime até 33 páginas por minuto 
  • Bandeja com capacidade para 250 folhas 

❌ Contras

  • Funciona com cartuchos  

Multifuncional Brother Jato de Tinta MFCJ6945DW

Multifuncional Brother Jato de Tinta MFCJ6945DW

Essa impressora A3 é uma multifuncional, o que permite usá-la para impressões, cópias e digitalizações, e é indicada para utilização intensa, sendo equipada com duas bandejas de papel com capacidade total de 500 folhas. 

Ela funciona a partir de cartuchos de tinta, que oferecem cores vibrantes e alta qualidade, e tem conectividade WI-FI, USB 2.0 e ethernet. 

O produto possui como diferencial recursos de segurança e autenticação de usuário via NFC, é desenvolvido com um display touchscreen de 3,7” e conta com alimentador automático de documentos com capacidade para 50 folhas.

Além disso, essa opção atinge uma velocidade de impressão de até 35 páginas por minuto em preto e 27 páginas por minuto coloridas e disponibiliza o recurso frente e verso automático em todas as suas funções. 

✅ Prós

  • Serve para impressões, cópias e digitalizações 
  • Bandejas de papel para 500 folhas
  • Conectividade USB, ethernet e WI-FI
  • Função frente e verso automática 

❌ Contras

  • Custo de impressão mais elevado 

Impressora Canon PIXMA iX6810

Impressora Canon PIXMA iX6810

Essa impressora A3 da Canon tem como maior diferencial a sua resolução de impressão, que chega a 9.600 x 2.400 dpi e garante uma alta qualidade. 

Ela funciona a partir de um avançado sistema de 5 tanques de tinta individuais, que são mais econômicos que os cartuchos e garantem riqueza de detalhes e vivacidade de cores às impressões. 

Esse modelo é compatível com diversos tamanhos de papel, permitindo usá-lo com folhas a partir de 10 x 15 cm até o A3+, e oferece conectividade WI-FI, conseguindo realizar impressões sem fio. 

Outro ponto positivo fica por conta da tecnologia ChromaLife100+, que combina a cabeça de impressão FINE com papéis fotográficos e cartuchos de tinta selecionados para imprimir fotos que duram por até 300 anos. 

✅ Prós

  • Resolução de 9.600 x 2.400 dpi
  • Aceita diversos tamanhos de papel 
  • Funciona com tanques de tinta 
  • Tecnologia de impressão sem fio 

❌ Contras

  • Não é fácil de ser encontrada para comprar 

Qual a melhor impressora A3? Considerações finais

As impressoras A3 são muito úteis para quem precisa realizar impressões em tamanhos maiores e estão disponíveis em diversos modelos. 

No entanto, sempre existe um que mais se destaca entre eles, como é o caso da Multifuncional Epson EcoTank L8180. 

Essa opção funciona a partir de tanques de tinta, o que faz com que ofereça um baixo custo de impressão, e apresenta uma resolução de até 5.760 x 1.440 dpi, sendo ideal para fotos. 

Nela há conectividade WI-FI, 5 bandejas de papel e uma velocidade máxima de 32 páginas por minuto, o que a torna muito eficiente. 

Logo, se o que você busca é uma impressora A3 completa, prática e de alta performance, essa é sem dúvidas uma ótima opção.  

Porém, em nosso ranking reunimos outros 6 modelos que também valem o investimento e trazem configurações bastante interessantes. 

Portanto, para fazer uma boa escolha não deixe de conferir cada um deles e de analisar todos os critérios de compra que explicamos no decorrer desse artigo. 

Esperamos que tenha gostado e até mais!  

Veja também: Impressoras para tatuadores

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato