Top 7 Melhores impressoras para fotos de 2024!

Impressora de fotos imprimindo

As fotos eternizam momentos e são excelentes formas de recordação. Porém, com a popularização das câmeras digitais e dos smartphones elas têm ficado mais no meio digital do que físico. 

No entanto, ainda há pessoas que valorizam as fotos no papel, principalmente para serem usadas em porta retratos ou álbuns de fotografias. 

Para imprimi-las existem as melhores impressoras para fotos, que conseguem realizar impressões com uma alta qualidade e nos mais diversos formatos. 

Se é por uma dessas que você está procurando, saiba que a seguir vamos te mostrar quais são os melhores modelos disponíveis para compra e logo em seguida te ajudaremos a escolher o ideal conforme às suas necessidades. 

Continue lendo para saber tudo! 

{getToc} $title={Indice}

Confira a Lista com as melhores impressoras para fotos!

  • Impressora Epson EcoTank L805
  • Impressora Epson EcoTank L1800
  • Multifuncional Epson EcoTank L3250
  • Impressora Canon Pixma MG3620 
  • Impressora fotográfica Canon SELPHY CP1300
  • Câmera fotográfica Instax Mini Link Ash White
  • Impressora Fotográfica Kodak PM210W Mini

Avaliamos as melhores impressoras para fotos com base na qualidade de impressão, facilidades de uso e bom custo / beneficio, cobrimos também as impressoras instantâneas portáteis no caso de ser isto que você estiver em busca! 


Impressora Epson EcoTank L805

Impressora Epson EcoTank L805

Desenvolvida especialmente para fotógrafos, gráficas e agências de publicidade, essa impressora para fotos da Epson consegue imprimir imagens com uma qualidade fotográfica profissional.

Ela oferece um baixo custo de impressão, sendo capaz de imprimir até 1.900 fotos no tamanho 10 x 15 cm usando cada kit de tanques com 6 cores de tinta, e atinge uma resolução de até 5.760 x 1.440 dpi. 

Nesse modelo encontra-se conectividade WI-FI, que permite enviar imagens para impressão através de celulares e tablets, e sua configuração é bastante simples. 

Além disso, o produto consegue imprimir na superfície de CDs e DVDs, eliminando a necessidade de etiquetas, tem um sistema de tanque de tinta fácil de recarregar e imprime nos tamanhos 10 x 15 cm, 13 x 18 cm, 20 x 25 cm, carta e A4.

✅ Pros

  • Baixo custo de impressão 
  • Imprime diretamente em CDs e DVDs 
  • Realiza impressões de diversos tamanhos 

❌ Contras 

  • Não tem conectividade bluetooth 

Impressora Epson EcoTank L1800

Impressora Epson EcoTank L1800

Essa impressora para fotos é muito completa e eficiente e consegue realizar impressões em formatos que começam no tamanho 10 x 15 cm e vão até o A3+.

Ela funciona a partir de um sistema de tanques de tinta, que possuem uma alta facilidade de recarga, e com um conjunto de tintas consegue imprimir até 1.800 fotos no tamanho 10 x 15 cm, sendo muito econômica além de ser um modelo de impressora muita usada em sublimação.

Esse modelo é compatível com uma série de papéis diferentes, tal como, o Premium Glossy Photo Paper, Premium Semigloss e o Photo Paper, e apresenta uma resolução de impressão fotográfica de 5.760 x 1.440 dpi. 

Outro diferencial é que o equipamento possui uma alta velocidade de impressão, conseguindo imprimir fotos em apenas 45 segundos e documentos na cor preta a uma taxa de 15 páginas por minuto. 

Veja também: Melhores impressoras A3

✅ Pros

  • Compatibilidade com diversos tamanhos de impressão 
  • Alta resolução 
  • Sistema de tanques de tinta 

❌ Contras 

  • Custa mais caro 

Multifuncional Epson EcoTank L3250

Multifuncional Epson EcoTank L3250

{getButton} $text={Ver na Amazon} $icon={cart} $color={Hex Color}

Bastante versátil, esse modelo de impressora para fotos tem como principal diferencial ser uma multifuncional e pode ser usado para impressões, cópias e digitalizações. 

Ele conta com a tecnologia Heat-Free, que evita altos custos de impressão e garante uma maior qualidade, e possui conectividade WI-FI, sendo possível enviar fotos e arquivos para impressão através de dispositivos móveis. 

Essa opção apresenta um baixo custo de impressão, sendo capaz de imprimir até 4.500 páginas em preto e 7.500 páginas coloridas com cada kit de tintas, e tem entradas para cabo USB ou ethernet. 

Nela encontra-se o modo de impressão otimizada de fotos, no qual os tons de preto são aprimorados para garantir uma melhor impressão de texturas, sombras e contrastes, e há a capacidade de realizar a digitalização de fotos e documentos com resolução de 600 x 1.200 dpi. 

✅ Pros

  • Realiza impressões, digitalizações e cópias
  • Conectividade WI-FI, USB e ethernet 
  • Possui o modo de impressão otimizada de fotos

❌ Contras 

  • Não suporta muitos tamanhos de impressão 

Impressora Canon Pixma MG3620 

Impressora Canon Pixma MG3620

Portátil e muito prática, essa impressora para fotos funciona sem fio e possui conectividade WI-FI, permitindo o envio de imagens para impressão a partir dos dispositivos móveis. 

Ela é uma impressora multifuncional, que possibilita imprimir, copiar e fazer digitalizações, e tem um tamanho compacto, sendo fácil de levá-la para todos os lugares.

O equipamento funciona com diferentes opções de impressão, como Airprint, Google Cloud Print, NFC, Mopria e Canon Print, e realiza impressões frente e verso automaticamente. 

Esse modelo oferece ainda uma velocidade máxima de impressão de 9,9 páginas por minuto em preto e branco e é compatível com os sistemas operacionais Android, iOs, Windows e MacOs. 

✅ Pros

  • Funcionamento sem fio 
  • Compacta e portátil 
  • Compatível com diversos sistemas operacionais 

❌ Contras 

  • Não suporta muitos tamanhos de impressão 

Impressora fotográfica Canon SELPHY CP1300

Impressora fotográfica Canon SELPHY CP1300

Essa impressora para fotos da Canon é compacta, portátil e tem um funcionamento sem fio, sendo possível levá-la para todos os lugares. 

Ela consegue realizar impressões nos tamanhos 2 x 15 cm, 10 x 15 cm e 2,1" x 2,1" utilizando papel quadrado ou até mesmo papel adesivo, o que a torna muito versátil. 

Esse modelo permite enviar as fotos para serem impressas a partir de smartphones e tablets ou via cabo USB e cartão de memória da câmera.

Ele conta com uma tela LCD inclinada de 3,1” e apresenta a tecnologia Dye-Sub, que faz com que as impressões durem por até 100 anos.

✅ Pros

  • Diversas opções de conectividade 
  • Funciona com ou sem fio
  • Tela LCD de 3,1”

❌ Contras 

  • Não é ideal para outros tipos de impressão 

Câmera fotográfica Instax Mini Link Ash White

Câmera fotográfica Instax Mini Link Ash White

Realizando impressões instantâneas, essa opção de câmera para fotos conta com conectividade bluetooth para que possa se conectar aos smartphones de maneira rápida e fácil. 

Para enviar as fotos para impressão basta acessar um aplicativo exclusivo e através dele também é possível customizar as imagens com 27 templates, fazer colagens, escolher um frame e ainda imprimir direto dos vídeos. 

Outro diferencial é que esse modelo tem um design compacto e muito moderno e está disponível em três cores diferentes. 

✅ Pros

  • Conectividade bluetooth 
  • Permite customizar e editar as fotos
  • Design moderno e compacto 

❌ Contras 

  • Imprime apenas um tamanho de foto 

Impressora Fotográfica Kodak PM210W Mini

Impressora Fotográfica Kodak PM210W Mini

Desenvolvida pela tradicional marca Kodak, essa impressora para fotos permite imprimir as imagens diretamente do celular graças a sua conectividade bluetooth. 

Ela foi criada com um tamanho que cabe no bolso, para que possa ser levada para todos os lugares, e imprime fotografias no tamanho 2” x 3” à prova de manchas, resistentes e impermeáveis. 

Através do seu aplicativo é possível editar as fotos, adicionar bordas, filtros e adesivos digitais e ainda publicá-las diretamente nas redes sociais.

O produto conta com a tecnologia Zero-Ink, que dispensa a necessidade de cartuchos de tinta, toners ou fitas e possui uma bateria recarregável, que imprime 25 fotos com uma carga total. 

✅ Pros

  • Pode ser levada no bolso 
  • Imprime fotos nítidas e resistentes 
  • Vem com bateria recarregável 

❌ Contras 

  • Não oferece muitos recursos 

Um guia para facilitar a sua busca por uma impressoras de fotos!

Escolher uma impressora para fotos não é a tarefa fácil, principalmente porque existem diversos modelos desse produto disponíveis para compra e que apresentam as mais variadas características. 

No entanto, há alguns fatores que se forem analisados tornam esse processo de busca mais simples. 

Logo, pensando em te ajudar, abaixo explicamos tudo o que deve ser conferido para escolher a melhor impressora para fotos, confira. 

Quais são os diferenciais das impressoras fotográficas

Imprimindo pelo celular

As impressoras para fotos contam com uma série de pontos positivos, que são responsáveis pelo seu sucesso. 

O primeiro é que através delas consegue-se imprimir imagens de alta qualidade em diferentes tamanhos, formatos e tipos de papel. 

Outro ponto positivo é que elas estão disponíveis em variadas versões, existindo as de uso profissional e as para uso doméstico, que muitas vezes são até mesmo portáteis. 

Além disso, a grande maioria das opções oferece conectividade sem fio, seja via bluetooth ou WI-FI. Esse recurso permite enviar os arquivos para impressão diretamente dos dispositivos móveis, como celulares e tablets.  

Resolução da imagem

Fotos impressas com boa resolução

A resolução das imagens impressas pela impressora para fotos é um dos seus aspectos mais importantes, pois irá interferir diretamente no resultado final. 

Dessa forma, principalmente se a ideia é utilizar esse produto de maneira profissional, é fundamental investir em um modelo que ofereça uma boa qualidade. 

De um modo geral, o mínimo recomendado é uma resolução de 2.400 x 1.200 dpi. Contudo, para fotógrafos e gráficas recomendam-se as impressoras que apresentam uma qualidade de aproximadamente 4.800 x 2.400 dpi. 

Veja também:

Tamanho das fotos e da folha que a impressora é capaz de imprimir

Tamanhos de folhas

As impressoras para fotos são capazes de imprimir fotografias em diferentes tamanhos e isso varia bastante de modelo para modelo desse equipamento. 

Com isso, as opções mini e portáteis normalmente são compatíveis com apenas um tamanho de impressão, que é o de 5 x 7,6 cm, sendo mais restritas.

Por outro lado, as impressoras maiores são capazes de imprimir imagens em diferentes formatos, que costumam iniciar no 10 x 15 cm e podem chegar até ao A3+. 

Qual delas escolher depende muito das suas necessidades. Quem deseja utilizar esse produto apenas para fotos do dia a dia e gosta do estilo menor, que lembra o Polaroid, pode investir sem medo nas impressoras portáteis. 

No entanto, para um uso mais variado e até mesmo profissional, vale a pena adquirir um modelo que permita realizar diferentes tamanhos de impressão. 

Tecnologia de impressão 

Impressora fotográfica

As impressoras para fotos podem funcionar a partir de três tecnologias de impressão, que interferem diretamente no seu resultado final. São elas: 

  • Cartucho de tinta: Essas são as mais simples, básicas e populares e apresentam um custo menor por impressão. Para usá-las é necessário sempre repor os seus cartuchos e seu tempo de trabalho costuma ser mais alto. 
  • Térmica: Bastante diferenciado, esse modelo não utiliza tintas para imprimir as fotos, mas sim fitas, que são chamadas de ribbons. Essas fitas esquentam através do calor e suas cores são transferidas para o papel criando a imagem. O ponto positivo é que com essa tecnologia não há o risco da foto borrar e a impressão é rápida. Porém, para usá-la é necessário um papel especial. 
  • Zink: Essa tecnologia é muito parecida com a anterior, pois não utiliza tinta e também requer folhas específicas para realizar as impressões. A diferença é que nesse caso as fotos impressas apresentam uma maior resistência. 

Papéis ideais imprimir fotos

Papeis fotográficos
O papel é um componente essencial para imprimir boas fotografias. Muitas das marcas que fabricam impressoras para fotos costumam vender seus próprios papéis ou indicar os mais adequados para serem usados com os seus equipamentos. 

Independente disso, é válido saber que o papel mais recomendado irá depender do resultado que se espera atingir e os principais pontos a serem observados sobre isso são a sua gramatura e a presença de brilho ou não. 

A gramatura está relacionada a densidade e ao peso da folha e quanto maior ela for, mais alta será a qualidade do papel e a resistência da foto. 

Com relação ao brilho, tenha em mente que papéis fotográficos brilhantes são ideais para imagens com cores vivas e ficam ótimos em álbuns ou porta-retratos. A desvantagem é que demoram mais para secar e ficam com marcas de dedos. 

O papel fosco, por sua vez, é indicado para fotos em preto e branco e cria um resultado com aspecto vintage.  

Velocidade de impressão 

Impressora rápida colorida
A velocidade de impressão irá determinar a agilidade com que as fotos saem prontas de dentro da impressora. 

Esse é mais um fator importante, visto que interfere na performance desse produto e no tempo com que ele finalizará o seu trabalho.

Sendo assim, existem opções que imprimem uma foto em 45 segundos, enquanto que outras conseguem fazer isso em 1 minuto ou mais. 

Portanto, se a ideia é fazer um uso intenso desse equipamento, vale a pena checar a velocidade de impressão, pois quanto mais rápida ela for, mais otimizado será o dia a dia. 

Custo por impressão 

Custo por impressão

O custo de impressão diz respeito a quantidade de imagens que a impressora para fotos consegue imprimir usando um cartucho, toner ou kit de tintas. 

Para avaliá-lo é necessário conferir o rendimento das tintas desse produto e o valor para reabastecê-las. 

Dessa forma, para se ter uma base, existem modelos que permitem imprimir até 1.900 fotos com um conjunto de tintas, oferecendo um baixo custo de impressão. 

Outros não chegam nem a metade disso e acabam sendo menos recomendados para altas demandas. 

Logo, para ter um maior lucro realizando a impressão de fotos invista em uma opção que apresente um baixo custo de manutenção. 

Tipo de uso: Pessoal / casual ou profissional

Impressora imprimindo fotos 3x4 para documentos de identidade

Conforme te explicamos mais acima, existem impressoras para foto que são indicadas para uso pessoal e outras para uso profissional. 

As casuais são as portáteis, que possuem um tamanho menor, costumam realizar impressões em apenas um tamanho e contam com recursos mais simples. 

Essas são ideais para quem apenas deseja imprimir suas fotos pessoais de vez em quando e muitas vezes funcionam sem fio e através de um aplicativo. 

Já as impressoras para fotos voltadas para uso profissional são maiores e mais avançadas. Elas oferecem uma série de funcionalidades e permitem realizar impressões em diferentes tamanhos e nos mais variados tipos de papel. 

Normalmente o custo por impressão desses modelos é menor, o que é uma vantagem, porém o investimento para adquiri-los é mais alto. 

Quais impressoras não são recomendadas para fotos

Por mais que existam impressoras específicas para fotos, em tese qualquer modelo desse produto pode ser utilizado para essa finalidade. No entanto, nem todos irão garantir um bom resultado. 

Isso porque há uma série de impressoras que são ótimas para textos, gráficos e tabelas, mas que não apresentam uma resolução adequada para criar boas imagens. 

Sendo assim, os equipamentos mais simples, que possuem baixa resolução e não contam com modos específicos para fotos, acabam sendo os menos recomendados para esse tipo de uso. 

Veja também: Impressoras para personalizados e lembranças

Conclusão

Se você é um apaixonado por fotografia e adora ter as suas fotos em mãos, então a impressora fotográfica é o produto ideal.

Esse equipamento pode ser utilizado de forma doméstica ou profissional e é capaz de imprimir imagens em alta resolução e com uma qualidade sem igual. 

Contudo, para fazer uma escolha acertada na hora da compra é necessário prestar atenção em uma série de fatores, que interferem diretamente na performance desse tipo de impressora. 

Além disso, é válido também pensar nas suas necessidades. Ou seja, se você é fotógrafo ou possui uma gráfica, deve investir em um modelo mais avançado. Por outro lado, se apenas deseja imprimir fotos simples em casa, pode adquirir uma impressora básica. 

Portanto, no momento da compra não deixe de conferir todas as dicas que demos acima e cheque cada um dos produtos que estão em nosso ranking, pois com certeza lá encontrará o ideal. 

Se gostou desse conteúdo não deixe de o compartilhar com os seus amigos, até a próxima!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato