O que é DPI e sua importância na escolha de uma impressora!

Tudo Sobre DPI

Ao falar de impressora, existem inúmeros termos técnicos e características que fazem toda a diferença na performance desse produto e que costumam deixar os consumidores confusos no momento da compra. 

Um ótimo exemplo disso é o DPI, que é responsável por assegurar a qualidade de impressão desse equipamento e é de fundamental importância para quem trabalha com a impressão de imagens. 

Portanto, a seguir vamos te explicar tudo sobre essa medida para que você consiga escolher a impressora mais adequada. Continue lendo para saber mais.   

Ads

Ads

O que é o DPI e como surgiu

DPI é uma sigla para Dots Per Inch, que em português quer dizer “Pontos por polegada”.

Essa é uma medida que serve para determinar a resolução de uma imagem impressa e quanto maior ela for, mais nítido será o resultado. 

Deste modo, o DPI consiste na quantidade de pontos que existem em uma polegada, que equivale a 2,54 cm. 

Para se ter uma ideia mais prática do que isso significa é possível comparar o DPI com o PPI, que se refere a pixels por polegada e é usado para assegurar a qualidade das imagens exibidas nos monitores e televisores. 

Logo, essa é uma característica que varia muito de impressora para impressora e que pode ter diferentes tamanhos, existindo modelos com 150 DPI e outros que passam dos 1.200 DPI. 

Por que avaliar o DPI de uma impressora

Comparativo exagerado de  Dpi bom e Dpi ruim
No momento de adquirir uma impressora muitos são os fatores que devem ser analisados e, dentre eles, está o DPI. 

Por mais que esse não seja um critério vastamente conhecido por quem não é da área de tecnologia, é interessante conferi-lo principalmente se o que se deseja é utilizar esse equipamento de forma profissional. 

Isso porque é ele que irá garantir se as impressões sairão com boa qualidade e resolução ou se serão mais simples. 

Inclusive, não é incomum ver pessoas reclamando que as suas impressoras não imprimem imagens nítidas e como são vistas no computador. Para evitar esse problema é necessário um bom DPI. 

Portanto, tenha em mente que o DPI mínimo de uma impressora costuma ser de 150, o que é viável para a impressão de textos. 

Sendo assim, o que é mais aceitável é um DPI acima de 300, que já apresenta uma boa performance para uso básico e consegue gerar boas imagens.

Porém, pensando nos profissionais de fotografia, publicidade, design e em estabelecimentos como gráficas, é recomendado investir em uma opção que ofereça um DPI mais elevado, sendo que essa medida pode chegar a mais de 1.200 DPI, em média.  

Quando é necessário um DPI alto

Imagem da lua em alta definição

Uma pergunta que muitas pessoas fazem com relação ao DPI é se sempre é necessário um DPI alto. 

A boa notícia é que não e dependendo do tipo de uso não é preciso investir em uma impressora com DPI elevado, até porque essas costumam ser mais caras. 

Dessa forma, o DPI alto é indicado para quem tem a necessidade de imprimir imagens em grande quantidade e com alta resolução

Logo, impressoras com DPI superior são indicadas para a impressão de projetos como:

  • Banners; 
  • Folders; 
  • Cartões; 
  • Fotos; 
  • Cartazes; 
  • Logomarcas; 
  • Materiais fotográficos; 
  • Projetos arquitetônicos e muito mais. 
$ads={1}

Entretanto, o que é um DPI alto? Uma impressora com DPI alto é a que apresenta essa medida acima de 300, existindo modelos de 600, 1.200 e com mais de 1.200 DPI. 

Os de 600 DPI oferecem uma boa qualidade para as imagens e garantem alta nitidez e cores intensas. 

As opções de 1.200 DPI estão entre as mais evoluídas, sendo amplamente utilizadas para fotos, pois oferecem realismo de cores e qualidade fotográfica. 

Já as impressoras com resolução acima de 1.200 DPI também são ideais para fotos e são as mais avançadas no quesito resolução. Elas são muito usadas por fotógrafos profissionais e proporcionam o que há de melhor em definição, cor e realismo.  

Quando o DPI baixo é aceitável

Diferente do que se pensa, nem sempre é necessário investir em uma impressora com DPI alto, sendo que dependendo do tipo de uso um DPI baixo pode ser aceitável e até mesmo indicado. 

Com isso, quem está em busca de um equipamento desse tipo para realizar impressões simples em casa não precisa se preocupar tanto com esse critério. 

Ele também não é tão relevante para a impressão de textos, visto que até as impressoras mais básicas conseguem imprimir textos de qualidade, nítidos e intensos. 

Portanto, se você se encaixa em um desses dois casos, saiba que as impressoras com até 300 DPI irão suprir bem as suas necessidades. 

Aplicações do DPI além das impressoras

O DPI é uma medida muito comum nas impressoras, porém que também é utilizada para determinar a performance de outros equipamentos. 

Sendo assim, esse é um critério bastante comentado no universo dos mouses e está relacionado com a sensibilidade de movimento periférico alcançada por esse produto. 

Isso quer dizer que o DPI de um mouse diz respeito a quantidade de pontos por polegada que são detectados pelo equipamento conforme é utilizado e faz com que o ponteiro seja mais ou menos preciso. 

Outro item no qual o DPI está presente é o celular. Para os usuários regulares dos smartphones esse não é um fator que faz tanta a diferença, mas quem costuma jogar Free Fire o conhece bem. 

Dessa forma, nos dispositivos móveis o DPI está relacionado a resolução da tela e assegura uma melhor qualidade das imagens que são exibidas. 

O ponto positivo é que muitos celulares permitem alterar o DPI, garantindo uma melhor sensibilidade da tela e modificando o seu tamanho. 

Considerações finais!

O DPI é uma medida não muito conhecida pelos consumidores, mas que deve ser analisada no momento de adquirir uma impressora. 

Isso porque ele é o responsável por assegurar a qualidade das impressões criadas por esse produto e faz toda a diferença na impressão de fotos e peças gráficas. 

Deste modo, se você está em busca desse equipamento, não deixe de conferir qual é o DPI oferecido por ele e lembre-se que quanto mais alto for esse valor, melhores serão os resultados obtidos. 

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que esteja terminando esse artigo sabendo tudo a respeito do DPI. Obrigado pela visita e até a próxima!  

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato