Impressoras para Gráficas – Conheça as melhores de 2024!

Impressora para gráfica

As gráficas são estabelecimentos especializados em realizar impressões de todos os tipos, produzindo cartões de visita, banners, folhetos e muito mais. 

Para que executem com maestria o seu trabalho, elas precisam ter boas impressoras, pois é através desse equipamento que todos os seus produtos são desenvolvidos. 

Dessa forma, uma impressora para gráfica deve reunir uma série de características importantes, como boa resolução de impressão, alta velocidade, baixo custo e assim por diante. 

Portanto, se é por uma dessas que você está buscando, saiba que veio ao lugar certo. 

Isso porque abaixo vamos te mostrar quais são as melhores impressoras para gráficas e logo em seguida te ajudaremos a escolher a ideal para a sua empresa. Confira:  

{getToc} $title={Indice}

O que é importante você saber sobre as impressoras para gráficas

Quem é dono de gráfica ou trabalha em uma, sabe como as impressoras são fundamentais para esse segmento e o quanto elas fazem a diferença no dia a dia. 

$ads={1}

Por conta disso, é fundamental ter um bom modelo em mãos, caso contrário a eficiência do trabalho será prejudicada e as impressões não ficarão tão boas. 

Deste modo, no momento da compra é necessário se atentar a uma série de características, que interferem diretamente na performance desse equipamento. A seguir te mostramos quais são elas.  

Tipo de uso 

Cartão de visitas Guia Impressoras. Sua fonte de informações sobre impressoras!

Para saber qual é a impressora para gráficas ideal, é preciso ter em mente o seu tipo de trabalho. Assim, consegue-se determinar quais funcionalidades são mais importantes nesse produto. 

Um dos pontos de maior atenção está relacionado a tonalidade das impressões. Isso porque existem impressoras monocromáticas, que apenas imprimem em preto, e coloridas, que imprimem em vários tons. 

Muitas gráficas que realizam a impressão de textos em grande quantidade costumam ter modelos monocromáticos, pois esses são rápidos e geram um menor custo de manutenção. 

Contudo, para a impressão de imagens e itens como cartões de visita e banners é necessário uma opção colorida. 

Também é válido levar em consideração o tipo de trabalho que se realiza. Estabelecimentos que apenas executam impressões podem adquirir impressoras simples. 

Entretanto, se a ideia é tirar cópias e fazer digitalizações, vale mais a pena investir em uma multifuncional. 

Consumo: Custo por impressão

Comparativos de sistemas de impressão

Quando se fala em alto volume de trabalho, ter uma impressora que garanta um baixo custo de impressão é indispensável. 

Isso está diretamente relacionado ao rendimento das tintas, que varia muito de modelo para modelo desse produto. 

Dessa forma, antes da compra é necessário conferir quantas impressões são realizadas com um abastecimento de tintas e qual o valor dos cartuchos, toners ou tanques de tinta. 

Com relação ao rendimento, tenha em mente que quanto mais alto ele for, melhor. Sendo assim, saiba que existem kits de tinta que realizam mais de 7.000 impressões, enquanto que outros apenas 500, por exemplo. 

Já pensando no valor de reposição, deve-se checar qual o preço dos insumos utilizados na impressora que está pensando em adquirir e dividi-los pela quantidade de impressões possíveis com eles. Deste modo, se tem uma noção do valor unitário de cada impressão. 

Abastecimento 

Bulk ink

Ainda falando sobre abastecimento, é importante se atentar ao tipo de insumo que é usado na impressora para gráficas. 

Sobre isso existem três versões: cartucho, toner e tanque de tinta, sendo que cada uma delas apresenta suas vantagens e desvantagens. 

  • Cartuchos: Impressoras com abastecimento a partir de cartucho são as que possuem valor de venda mais baixo. Porém, os cartuchos não costumam ter um rendimento alto e custam caro. Por conta disso, são os menos indicados para gráficas. 

  • Toner: O toner surgiu como uma alternativa para os cartuchos e é uma boa escolha para quem trabalha com alta demanda. Ele tem um ótimo rendimento e garante um bom custo por impressão. A única desvantagem é que muitos equipamentos que funcionam com toner são monocromáticos. 

  • Tanques de tinta: As impressoras a tanque de tinta são o que há de mais moderno no quesito abastecimento e acumulam uma série de pontos positivos. Essas tintas rendem muito bem, não possuem um valor elevado e são fáceis de abastecer, permitindo ao usuário adquirir apenas a cor que acabou. Por conta disso, esses modelos são os mais recomendados para gráficas. 

Resolução (DPI)

Comparativos de baixa e alta resolução

A resolução é a responsável por assegurar a qualidade das impressões criadas pelas impressoras para gráficas e é fundamental para quem trabalha com imagens. 

Ela é determinada a partir da medida DPI, que significa “Pontos Por Polegada”, e pode variar entre 600 e mais de 5.700 DPI. 

Para a impressão apenas de textos pode-se adquirir uma impressora com resolução de cerca de 600 DPI, que irá suprir bem as necessidades e gerará conteúdos nítidos e com boa qualidade. 

No entanto, se você trabalha com a impressão de imagens e produtos gráficos, então o ideal é optar por um modelo acima de 1.200 DPI, que irá criar resultados melhores. 

Tamanhos de impressão

Tamanhos de folhas para impressão

As gráficas são responsáveis por imprimir apostilas, cartões de visita, fotos, banners, folders e muitos outros produtos. 

Por conta disso, é necessário que a impressora utilizada nesses locais seja compatível com variados tamanhos de impressão. 

De um modo geral, a grande maioria dos equipamentos consegue imprimir folhas no tamanho A4, que é o equivalente a uma folha sulfite. 

Todavia, dependendo do tipo de trabalho a ser executado, é preciso realizar impressões maiores. Nesses casos recomendam-se as impressoras que possuem suporte para impressões até o A3 ou A3+

Portanto, avalie qual é a sua demanda com relação ao tamanho dos produtos comercializados e escolha a impressora que mais se adequa a eles. 

Necessidade de imprimir frente e verso

Um recurso muito interessante que pode ser encontrado nas impressoras para gráficas é a capacidade de realizar impressões frente e verso

Essa é uma função que torna o dia a dia de trabalho mais eficiente e dispensa a necessidade de ter alguém virando o papel manualmente para que esse tipo de impressão seja realizada. 

Porém, nem todos os equipamentos contam com essa funcionalidade. Por isso, se ela é importante para você, não deixe de checar esse detalhe nas especificações do produto. 

Velocidade de impressão x demanda

A velocidade de impressão é mais um critério de compra que faz toda a diferença na experiência de uso de uma impressora para gráficas. 

Ela é determinada a partir da quantidade de páginas por minuto que esse produto consegue imprimir e irá fazer com que os trabalhos sejam terminados mais rapidamente ou não. 

Para uso intenso recomendam-se os modelos que oferecem uma maior velocidade de impressão. Esses são os que conseguem imprimir acima de 20 páginas por minuto e são ideais para altos fluxos. 

Por outro lado, se a sua demanda não é muito intensa, pode-se adquirir uma impressora que imprima a uma taxa mais baixa, sendo essas mais baratas.  

Tipo de impressora – Laser ou jato de tinta 

Por último, mas não menos importante, é válido também conferir qual é a tecnologia de impressão da impressora para gráficas, sendo que existem opções a jato de tinta ou a laser. 

As impressoras jato de tinta são os mais tradicionais e costumam estar presentes em residências, comércios e escritórios. 

Eles possuem um valor mais acessível, contam com uma velocidade de impressão de baixa a mediana e normalmente funcionam a partir de cartuchos, tendo um custo de impressão mais elevado. Por conta disso, são os menos recomendados para altas demandas. 

Já as impressoras a laser são as mais indicadas para uso em gráficas. Isso porque oferecem uma alta velocidade de impressão e funcionam a partir de toners ou tanques de tinta, garantindo um menor custo. A única desvantagem é que são mais caras. 

Conheça as melhores impressoras para gráfica de 2024!

Agora que você sabe de todas as informações importantes sobre as impressoras para gráficas, vamos conferir a lista com as melhores!

Impressora Epson EcoTank L1800 

Impressora Epson EcoTank L1800

Funcionando de maneira rápida e eficiente, essa impressora para gráficas da Epson é ideal para quem precisa realizar impressões em variados tamanhos, sendo capaz de imprimir documentos de 10 x 15 cm até o A3+.

Ela apresenta uma resolução máxima de 5.760 x 1.440 dpi, garantindo uma qualidade de impressão fotográfica, e funciona com uma alta velocidade, imprimindo fotos de 10 x 15 cm em apenas 45 segundos e até 15 páginas por minuto na cor preta. 

Esse modelo conta com a exclusiva tecnologia EcoTank, no qual o seu abastecimento é realizado por tanques de tinta de elevado rendimento, e com um kit de garrafas de tinta consegue imprimir cerca de 1.500 fotos de 10 x 15 cm, gerando um baixo custo de impressão. 

Além disso, a impressora é compatível com diversos tipos de papel, como o Premium Glossy Photo Paper, Premium Semigloss Photo Paper, Premium Luster Photo Paper e assim por diante, e consegue realizar impressões sem borda. 

✅ Prós

  • Alta resolução de impressão 
  • Abastecimento por tanques de tinta
  • Baixo custo de manutenção
  • Compatível com diversos tipos de papel 

❌ Contras

  • Não possui conectividade sem fio 

Multifuncional Brother Laser DCPL5652DN

Multifuncional Brother Laser DCPL5652DN

Essa impressora para gráficas tem como principal diferencial a sua alta velocidade de impressão e consegue atingir uma taxa de até 40 páginas por minuto no tamanho A4, sendo muito eficiente. 

O produto é classificado como uma multifuncional, o que quer dizer que pode ser utilizado para cópias, digitalizações e impressões, e é indicado para estabelecimentos de médio porte e elevado volume de impressão. 

Ele funciona a partir de toners, que garantem um rendimento de 12.000 páginas, vem com um SPDF para 70 folhas e oferece o recurso frente e verso automático em todas as suas funções. 

Nessa opção há uma bandeja com capacidade para 250 folhas, porém é possível adicionar bandejas para aumentar a capacidade para até 1.340 folhas, e encontra-se uma tela touchscreen colorida de 3,7", que facilita a sua utilização. 

✅ Prós

  • Imprime até 40 páginas por minuto 
  • Recurso frente e verso automático
  • Bandeja de elevada capacidade
  • Tela touchscreen colorida

❌ Contras

  • Somente imprime em preto e branco 

Impressora Xerox Laser 3330DNI

Impressora Xerox Laser 3330DNI

Desenvolvido pela Xerox, esse modelo de impressora para gráficas realiza impressões monocromáticas, ou seja, apenas na cor preta, e possui uma velocidade de 42 páginas por minuto. 

Ele suporta um ciclo mensal de trabalho de até 80.000 imagens e até 6.000 páginas e o seu tempo de saída da primeira página é de apenas 6,5 segundos. 

Essa opção apresenta uma resolução máxima de impressão de 600 x 600 dpi e tem conectividade USB 2.0, ethernet e WI-FI, permitindo o envio de documentos para impressão diretamente dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

Nela há ainda a possibilidade de realizar impressões frente e verso automáticas e consegue-se imprimir livretos, ajustar o tamanho da página e imprimir várias páginas em uma folha só. 

✅ Prós

  • Alta velocidade de impressão 
  • Conectividade USB, ethernet e WI-FI 
  • Baixo tempo de saída da primeira página 
  • Suporta um elevado ciclo mensal 

❌ Contras

  • Não apresenta uma alta resolução 

Multifuncional HP Color LaserJet Pro M283fdw

Impressora para grafica Multifuncional HP Color LaserJet Pro M283fdw

Essa impressora para gráficas da HP é uma multifuncional, que consegue imprimir, tirar cópias, fazer digitalizações e ainda enviar faxes, sendo 4 em 1. 

Ela conta com uma velocidade de impressão de até 22 páginas por minuto, realiza impressões frente e verso automáticas e vem com um alimentador automático de documentos com capacidade para 50 folhas. 

O equipamento possui conectividade USB 2.0 de alta velocidade, ethernet e tem ainda conectividade WI-FI, permitindo o envio de arquivos para impressão remotamente e sem precisar de fios. 

Vale a pena destacar ainda que essa opção apresenta uma resolução de impressão de 600 x 600 dpi, é equipada com uma tela touchscreen de 2,7” e suporta um ciclo mensal de trabalho de até 40.000 páginas. 

✅ Prós

  • É 4 em 1 
  • Imprime até 22 páginas por minuto 
  • Conectividade WI-FI, USB e ethernet 
  • Suporta um ciclo mensal de 40.000 páginas 

❌ Contras

  • Não é ideal para fotografias 

Multifuncional Epson Ecotank L4160

Multifuncional Epson Ecotank L4160

Desenvolvida com um tamanho compacto, essa impressora para gráficas funciona a partir de tanques de tinta de alto rendimento e consegue imprimir até 7.500 páginas em preto e 6.000 páginas coloridas com um kit de tintas de reposição. 

Ela possui um tamanho compacto, oferece um baixo custo de manutenção, pode ser usada para impressões, cópias e digitalizações e realiza impressões frente e verso automáticas. 

O equipamento oferece a maior resolução de impressão da categoria, atingindo uma qualidade de até 5.760 x 1.440 dpi, e conta com conectividade WI-FI, possibilitando o envio de impressões sem fio diretamente de celulares, tablets e computadores. 

Mais um diferencial é que esse modelo imprime até 33 páginas por minuto no modo rascunho e até 10.5 páginas por minuto no modo normal e tem um design que facilita o seu manuseio e o abastecimento das suas tintas.

✅ Prós

  • Baixo custo de impressão 
  • Kit de tintas de alto rendimento 
  • Maior resolução de impressão da categoria 
  • Imprime até 33 páginas por minuto 

❌ Contras

  • Não suporta um ciclo mensal tão alto 

Multifuncional Epson EcoTank L8180 

Multifuncional Epson EcoTank L8180

Esse modelo de impressora para gráficas oferece uma ótima versatilidade, consegue realizar impressões coloridas ou monocromáticas até o tamanho A3 e pode ser usado para impressões, cópias e digitalizações. 

Nele encontra-se um sistema de tanques de tinta de alto rendimento, que são capazes de imprimir até 2.300 fotos em tamanho 10 x 15 cm com um kit de tintas, gerando um baixo custo de impressão. 

Essa opção é ideal para um alto fluxo de trabalho e para isso é equipada com cinco bandejas de impressão, sendo duas frontais, uma para impressão no tamanho 13 x 18 cm, uma para impressão de CDs/DVDs, uma traseira de tamanho A3+ e uma traseira para papéis de até 1,3 mm de espessura. 

Além disso, ela possui conectividade WI-FI, permitindo o envio de documentos para impressão sem fio, oferece uma velocidade máxima de impressão de 32 páginas por minuto e apresenta uma resolução de até 5.760 x 1.440 dpi.

✅ Prós

  • Imprime até o tamanho A3 
  • 5 bandejas de papel  
  • Alta resolução de impressão 
  • Conectividade WI-FI 

❌ Contras

  • Ocupa mais espaço 

Multifuncional Epson EcoTank L14150

Multifuncional Epson EcoTank L14150

Funcionando com uma alta velocidade de impressão, essa impressora para gráficas oferece uma velocidade de 38 páginas por minuto em preto e 24 páginas por minuto coloridas. 

Ela funciona a partir de um sistema de tanques de tinta de alto rendimento, que são capazes de imprimir até 7.500 páginas em preto ou 6.000 páginas coloridas com um kit de garrafas de tinta de reposição, e oferece um baixo custo de impressão. 

O produto conta com conectividade através de cabo ethernet ou WI-FI, sendo possível o seu uso sem fio, realiza impressões até o tamanho A3 e tem um visor LCD touchscreen de 2,7”. 

Outro diferencial é que a impressora vem com um alimentador automático de 35 páginas e é capaz de fazer impressões duplex automáticas nos tamanhos A4 e carta. 

✅ Prós

  • Alta velocidade de impressão 
  • Conectividade WI-FI 
  • Alimentador automático 
  • Tanques de tinta com elevado rendimento 

❌ Contras

  • Tamanho maior  

Multifuncional Brother Jato de Tinta MFCJ6945DW

Multifuncional Brother Jato de Tinta MFCJ6945DW

Criada pela Brother, essa opção de impressora para gráficas pode ser utilizada para realizar cópias, impressões e digitalizações e conta com um alimentador automático de documentos com capacidade para 50 folhas.

Ela vem com duas bandejas de papel com capacidade total de 500 folhas, possui um display touchscreen de 3,7” e apresenta conectividade USB 2.0, ethernet e WI-FI, permitindo o seu uso sem fio.

Esse modelo tem seu abastecimento a partir de cartuchos de tinta, que garantem alta qualidade e cores vibrantes, e oferece uma velocidade de impressão de 35 páginas por minuto em preto e 27 páginas por minuto coloridas. 

Outro ponto positivo é que nele há suporte para impressões até o tamanho A3 e há ainda a possibilidade de utilizar o recurso frente e verso automático em todas as suas funções. 

✅ Prós

  • Imprime até 35 páginas por minuto 
  • Faz impressões, cópias e digitalizações 
  • Bandejas de papel com capacidade para 500 folhas
  • Conectividade USB, ethernet e WI-FI

❌ Contras

  • Funciona com cartuchos  

Considerações finais

As gráficas são estabelecimentos comerciais que trabalham com o desenvolvimento de inúmeros produtos, como cartões de visita, apostilas, folders e muito mais. 

A base do seu trabalho se dá através das impressões, por isso é fundamental ter uma boa impressora por perto. 

Dessa forma, uma impressora para gráficas deve reunir como características principais agilidade, baixo custo de impressão e boa resolução, pois assim conseguirá garantir resultados satisfatórios. 

Portanto, nesse artigo fizemos uma seleção com as 8 melhores impressoras para esse tipo de uso e ainda te demos todas as dicas para encontrar o modelo ideal. 

Esperamos que tenha gostado e até a próxima!  

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato