Impressora tanque de tinta ou cartucho – Saiba qual é a melhor opção!

Impressoras tanque de tinta ou cartucho

Ficou em dúvida na hora de escolher entre uma impressora tanque de tinta ou cartucho? Se esse for o seu caso então você está no lugar certo. Para algumas pessoas os dois tipos de impressoras são iguais, mas eles não são e quando chega a hora de escolher a impressora mais adequada às suas necessidades, é importante saber a diferença.

Além da diferença gritante no modelo, essas impressoras ainda se diferenciam no que diz respeito ao preço, tamanho e economia, já que, é de conhecimento de muitos que as impressoras tanque de tinta são bem mais econômicas que as impressoras de cartucho.

No entanto, se você está em dúvida entre comprar uma impressora tanque de tinta ou cartucho, é muito importante levar em consideração as suas necessidades. Essa é, sem sombra de dúvidas a melhor forma de comprar a melhor impressora para você.

Impressoras tanque de tinta

Primeiro, vamos falar sobre o que são impressoras de tanque de tinta. Claro, está tudo no nome. As impressoras de tanque de tinta são impressoras que utilizam pequenos reservatórios de tinta no lugar dos cartuchos. Esses tanques são vistos por muitos usuários como um dos recursos mais práticos já incorporados às impressoras do tipo jato de tinta.

A impressora baseia-se  em uma reserva de tinta ao imprimir documentos. Este reservatório interno precisa ser recarregado de vez em quando, mas a inexistência do cartucho real significa que você pode simplesmente abrir sua impressora e preenchê-la conforme necessário com uma garrafa de tinta da impressora que você compra separadamente. 

As impressoras do tipo tanque de tinta têm duas vantagens-chave sobre as impressoras convencionais de cartucho. Apesar de serem ligeiramente mais caras que as impressoras tradicionais de cartucho, as impressoras tanque de tinta possuem um excelente custo-benefício, principalmente no que diz respeito à durabilidade.

Veja a seguir as vantagens e desvantagens desse tipo de impressora.

Vantagens 

A maior diferença entre a impressora tanque de tinta ou cartucho surge quando você olha para a impressão em escala. Se você está procurando uma solução de impressão que possa lidar com centenas de páginas impressas em cores e manter o custo por página baixo, é neste ponto que as impressoras de tanque de tinta brilham.

Veja a seguir, uma lista com as vantagens deste tipo de impressora:

  • Qualidade de impressão elevada;
  • Custo por página baixo;
  • Custo da tinta baixo;
  • Manutenção mais barata.

Desvantagens 

Mas se essas impressoras forem comparadas as impressoras de cartucho, podemos ver uma desvantagem nítida. Os cartuchos de tinta facilitam a limpeza e operação da impressora e são muito menos propensos ao entupimento que pode ser um incômodo resolvido nas impressoras de tanque de tinta.

Veja a seguir, uma lista com as desvantagens deste tipo de impressora:

  • Alto investimento inicial;
  • Risco de entupimento;
  • Fragilidade do tanque de tinta.

Impressoras cartucho

Bem diferente das impressoras tanque de tinta, que possuem uma reserva interna, os usuários de impressoras de cartucho precisam utilizar novos cartuchos. 

O sistema de operação e monitoramento dessas impressoras é baseado em um processo de substituição de cartucho muito simples que indica quando os níveis começam a ficar baixos.

As impressoras que levam cartuchos tendem a ser um tanto quanto mais baratas do que suas adversárias de tanque de tinta. 

Em parte, isso ocorre porque o cartucho é realmente onde os usuários vão gastar boa parte de suas finanças. Um grande benefício aqui é que, no caso de algo dar errado, substituir o cartucho geralmente é suficiente para resolver os problemas.

Vantagens 

A principal vantagem associada, então, a esse modelo de impressora está, de fato, pautada na questão de ser mais econômica em relação ao preço de custo da própria máquina, no entanto, no que diz respeito a economia em um geral, acaba saindo perdendo.

Veja a seguir, uma lista com as vantagens deste tipo de impressora:

  • Investimento inicial baixo;
  • Ideais para uso residencial e empresarial;
  • Modelos mais compactos.

Desvantagens 

No entanto, já no que diz respeito às desvantagens, o que podemos destacar relaciona-se com o custo benefício, já que, manter uma impressora de cartucho pode sair mais caro do que manter uma impressora com tanque de tinta. 

Veja a seguir, uma lista com as desvantagens deste tipo de impressora:

  • Custo de manutenção elevado;
  • Baixa relação custo-benefício;
  • Autonomia de impressão baixa;
  • Custo por página elevado.

Melhores modelos de impressora tanque de tinta

Se você está procurando uma impressora que possa imprimir a granel e seja econômica, uma impressora de tanque de tinta é sua melhor opção, pois vem com tinta engarrafada recarregável. E mesmo que as impressoras de tanque de tinta possam parecer mais caras do que as impressoras a cartucho tradicionais, seu custo de impressão é muito menor. 

Você pode facilmente economizar cerca de 90% do custo de funcionamento, mudando para as impressoras tanque de tinta. Mas, como escolher a impressora de tanque de tinta certa quando toneladas de opções estão disponíveis lá fora? 

É por isso que estamos aqui para te ajudar. Falaremos a seguir sobre algumas das melhores impressoras de tanque de tinta que estão atualmente disponíveis no mercado.

Multifuncional Epson EcoTank L3210 - Tanque de Tinta Colorida, USB, Bivolt. 

A ausência de cartucho, praticidade do tanque de tinta e a multifuncionalidade tornam esta a impressora ideal para quem procura impressões excelentes por um preço incrivelmente baixo para cada página.

Visão geral rápida

  • Impressão com suto por página baixo: Economize até 90% nos custos de impressão;
  • Você consegue imprimir 8.100 páginas coloridas e 6.500 em preto e branco;
  • Garrafas de tinta de substituição de alto retorno: cada garrafa de tinta pode render mais que 66 cartuchos de tinta juntos;
  • Impressora multifuncional: impressão, cópia, scanner e impressão de fotografias sem bordas.
  • Prós 

O primeiro pró que podemos destacar referente a esse modelo está relacionado com o custo benefício, já que é uma impressora que conta com um custo de manutenção baixo.

Além disso, outro benefício associado à compra e ao uso desse tipo de impressora está relacionado a velocidade e a agilidade no momento da impressão. 

Por último, mais um pró desse modelo de impressora está no que diz respeito à economia da máquina em si, já que, manter o tanque de tinta não é uma missão que fará com que o proprietário gaste muito. 

Contras

O primeiro contra associado a esse modelo, no entanto, é no que diz respeito ao investimento inicial. Por serem bens com uma vida útil elevada, as impressoras com tanque de tinta geralmente são mais caras que as impressoras de cartucho.

Multifuncional HP Ink Tank 416 - Tanque de Tinta

Essa multifuncional oferece impressão de alto volume e baixo custo, o que significa que custará menos do que outras impressoras.

Este modelo de impressora se destaca graças a sua ampla conectividade e suporte a conexão sem fio. É possível imprimir, digitalizar e copiar de qualquer lugar. Além dos recursos de conectividade sem fio, a impressora também é equipada com uma tradicional e confiável porta USB 2.0 de alta velocidade.

Outra característica da impressora é a praticidade da configuração em dispositivos móveis, que pode ser feita com o HP Smart App. O sistema de gerenciamento de tinta permite que você veja a quantidade de tinta que resta.

Se você está procurando uma das melhores impressoras multifuncional carregadas com alguns dos melhores elementos, então, The Hp Ink Tank 416 Wireless Color é para você. 

Ela vem com impressão de alto volume e baixo custo, o que significa que imprimirá diretamente em 10 páginas para preto e 20 páginas para cor, o que é bom e custará menos em comparação com as impressoras na mesma faixa de preço. 

Pensando nas especificações surpreendentes, o preço da Impressora Jato de tinta HP Ink Tank 416 Wireless Color é bastante justo. 

A configuração guiada passo a passo via HP Smart app permite que a impressora seja configurada sem dificuldades em qualquer dispositivo compatível. Use um smartphone ou tablet para configurar sua impressora e se conectar à rede sem fio local. 

Ela possui conectividade confiável e estável, o que significa que lhe dará os melhores resultados de saída. Além disso, essa impressora tem uma alta velocidade de processamento, o que significa que tem Hi-Speed USB 2.0. Wi-Fi e Bluetooth LE então não há necessidade de se preocupar com a conectividade.

O processo de abastecimento dessas impressoras também é extremamente prático e intuitivo. Enquanto as impressoras de cartucho recarregável exigem alguns cuidados na hora de reabastecer a tinta, essa impressora não oferece grandes complexidades ao usuário.

Prós 

O primeiro pró desse modelo de impressora está na alta qualidade de impressão que a máquina oferece, que conta com resultados excelentes de impressão. 

Mais uma vantagem desse modelo de impressão está na conectividade excelente que a impressora tem com rede wi-fi, possibilitando a impressão de diversos tipos de documentos.

Por fim, mais um pró relacionado a esse modelo de impressora está relacionado a quantidade de páginas que é possível imprimir, o que supera a expectativa de muitos compradores.

Contras

Já no que se relaciona aos contras, o único que podemos destacar nesse sentido está atrelado no preço da impressora em si, que não é tão barato, no entanto, pode sim ser considerado um tipo de investimento. 

Multifuncional HP Smart Tank 517 - Tanque de tinta

O Smart Tank Plus 551 Wireless All-in-One da HP é uma impressora multifuncional de tanque de  tinta que foi projetada para os ambientes domésticos, mas perdendo para seu concorrente em capacidade e recursos. 

Mesmo assim, conta com uma boa impressão e de forma muito barata, tornando-se uma alternativa na hora de escolher entre uma impressora tanque de tinta ou cartucho.

A impressora é bem compacta, de cor preta. Você pode encaixá-la facilmente em um ambiente domestico ou em um escritório.

Prós 

O primeiro pró desse tipo de impressora está associado ao tamanho da impressora, que é, de certa forma, considerado pequeno e, com isso, bastante flexível, podendo ser facilmente transportado.

O segundo pró dessa impressora relaciona-se, então, com os custos de funcionamento baixos, já que os refis para os tanques de tintas não costumam ser caros.

Por fim, o último pró relacionado a esse modelo de impressora está na qualidade da impressão, que promete uma impressão nítida e boa do que se deseja imprimir.

Contras

O primeiro contra está relacionado ao motor de impressão não duplex. O segundo contra está nas garrafas de tinta que são um pouco difíceis de manejar e, por fim, o terceiro contra está na falta de alimentador automático de documentos.

Melhores modelos de impressora cartucho

Agora que você já sabe os melhores modelos das impressoras tanque de tinta, para escolher bem entre uma impressora tanque de tinta ou cartucho é importante saber também os melhores modelos, além dos prós e contras desses modelos mais populares de impressoras de cartucho.

Continue lendo esse artigo e confira tudo o que você precisa sobre esse tipo de impressora.

Impressora multifuncional HP DeskJet Ink Advantage 2774 com Wi-Fi

A impressora HP Deskjet 2776 é basicamente uma impressora jato de tinta. É chamada de impressora HP Deskjet Ink Advantage 2776 porque a HP chama as impressoras jato de tinta que produzem pela denominação Deskjet. 

As impressoras DeskJet, produzidas pela HP ou Hewlett–Packard, são muito úteis para uso doméstico e de escritório. Essas impressoras são muito melhores do que as impressoras jato de tinta tradicionais disponíveis no mercado.

A seguir você verá mais detalhes sobre a HP Deskjet 2776. Discutiremos os prós e contras desta impressora em particular e também mostraremos qual é a importância dessa impressora. 

Prós 

O primeiro recurso benéfico desse tipo de impressora está relacionado a qualidade de impressão, independente do tipo de documento a ser impresso. 

O segundo pró desse modelo, por sua vez, relaciona-se à conectividade excelente que esse tipo de impressora desempenha e, por último, o terceiro pró desse modelo de impressora está atrelado com a impressão sem fio, possibilitada por conta da alta conectividade.

Contras

O primeiro contra desse modelo está relacionado aos custos gerais que a impressora proporciona, como, por exemplo, com o gasto dos cartuchos. Mas esse é um tipo de problema em quase todas as impressoras que funcionam por meio de cartuchos.

IMPRESSORA DESKJET INK ADVANTAGE, 2376

Mais um modelo de impressora bastante conhecido é o DESKJET INK ADVANTAGE, que além de contar com uma tecnologia e conexão excelentes, promete qualidade na hora da impressão, independente do tipo do documento a ser impresso.

Confira a seguir algumas das principais vantagens e desvantagens relacionadas a esse modelo de impressora.

Prós 

O primeiro pró desse modelo de impressora está relacionado ao que diz respeito ao preço, já que é um investimento que cabe no bolso de diversos tipos de pessoas.

Em segundo lugar, podemos mencionar que a é uma impressora portátil, portanto, com peso pequeno e fácil de ser transportada.

Por fim, outro pró desse modelo de impressora está relacionado ao que diz respeito à conectividade, já que, não necessita de fios para imprimir, podendo ser feita a impressão através de conexão. 

Contras

O primeiro contra desse modelo de máquina de impressão está relacionado à questão do limite de folhas, que permite uma quantidade máxima de 60 folhas e, no que diz respeito ao segundo contra encontrado desse modelo, podemos citar a garantia qualificada, com disposição de técnicos e profissionais entendidos da área.

Quais os melhores cartuchos para esse tipo de impressora?

As melhores tintas de impressora quase invariavelmente vêm do próprio fabricante da impressora. Na maioria das vezes a tinta da impressora é notoriamente cara, com os preços visivelmente incompatíveis com o produto.

Em sua defesa, os fabricantes de impressoras afirmam que gastam bilhões em pesquisa e desenvolvimento e, muitas vezes, vendem suas impressoras com prejuízo, então eles precisam ganhar dinheiro em algum lugar. 

Mesmo assim, as impressoras jato de tinta são geralmente vendidas com cartuchos de "configuração" ou "instalação" de capacidade relativamente baixa, e pode ser um choque quando um novo conjunto de cartuchos de maior capacidade custa mais do que a própria impressora.

É naturalmente tentador comprar cartuchos "compatíveis", fabricados por empresas independentes. Mas quão confiáveis eles são? Você pode ter sorte e obter impressão sem problemas com resultados muito bons. 

Mas você pode ter azar. A impressora pode parar de funcionar de forma confiável, gerando mensagens de erro aleatórias. As impurezas na tinta podem bloquear as cabeças de impressão, os cartuchos podem vazar e a qualidade de impressão pode sofrer dano significativo. 

E enquanto a maioria das tintas de impressora genuínas pode produzir impressões de fotos que duram a vida toda, os resultados de tintas baratas e papéis fotográficos podem não ter fidelidade de cores e começar a desaparecer em semanas. 

Veja também: 

Conclusão – Qual vale mais a pena entre impressoras tanque de tinta e cartucho

Agora que você já sabe sobre uma impressora tanque de tinta ou cartucho, e os prós, e contras dos modelos mais populares, poderá escolher qual a melhor impressora para suprir as suas necessidades domesticas ou de escritório.

Dependendo da sua demanda mensal de impressões uma impressora tanque de tinta ou cartucho pode ser a mais indicada para suprir as suas necessidades.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato