Papel Para Sublimação – Saiba Quais São os Melhores!

Papel para sublimação

Para que os resultados finais dos seus trabalhos em sublimação sejam satisfatórios, é muito importante dar atenção especial aos insumos como é caso do papel para sublimação.

Um papel ruim ou inapropriado para sublimação pode arruinar seu trabalho e representar desperdícios e dinheiro jogado fora. 😧💸

Para que você não passe por situações como esta, trazemos a você neste artigo os melhores papeis para sublimação com melhores desempenhos e custo/beneficio da atualidade e também um guia para te deixar por dentro dos principais requisitos e o que analisar antes da compra!

Vamos conhecer?!

{getToc} $title={Indice}

Como escolher melhor o papel para sublimação

Principais marcas de papel para sublimação

Estar a frente de m negocio de sublimação pode ser desafiador, pelo menos no começo, visto que não existe a formula magica para se encontrar o resultado ideal. O caminho para se chegar à excelência é através de muito teste e ajustes diversos. 

Porem com bons suprimentos como bom papel e boa tinta para sublimação, é possível facilitar as coisas.

Por isso sempre observe estes itens que iremos mostrar abaixo:

Tamanho

Pode até parecer um pouco obvio, mas muita gente acaba comprando papel errado que foge as medidas da impressora ou não comportam o tamanho do desenho para ser transferido para o objeto como é o caso de camisetas que acabam por permitir desenhos maiores.

A maioria dos papeis comercializados são de tamanho A4 tanto para sublimação como as folhas de sulfite de uso convencional.

Para sublimação os tamanhos de papeis mais usados são o A4 e o A3 e também papel em rolo que usado somente em impressoras apropriadas para sublimação.

Os papeis A4 medem 21 x 29,7cm e os papeis A3 29,7 x 42cm. Nota-se que o papel A3 possui área bem maior que o A4 por sua vez é recomendado para sublimação em objetos maiores como o caso de camisetas e roupas em geral, e o A4 também podendo ser utilizado em roupas porem com a consciência de que os desenhos serão menores com isso sendo mais recomendados ao uso em objetos como canecas, chinelos, nécessaires etc.

Capacidade de retenção

Lembrando que a principal função de um papel sublimático é a de transferir a tinta da impressora para o objeto em questão servindo como uma espécie de veículo para este processo. 

É importante lembrar também que para que cumpra com a sua função da melhor forma o papel para sublimação deve ser capaz de armazenar o menos possível de tinta, ao contrario do papel comum onde a função é a de reter a maior quantidade de tinta possível.

Porem este um fator que não é medido e não vem descrito pelo fabricante, com isso é importante que você faça experimentos com papeis diferentes e registre para que você mesmo possa ter sua base comparativa. 

Espessura 

É importante ficar atento a espessura do papel pois se você estiver imprimindo em um papel muito fino ele pode enrolar com facilidade se estiver úmido e com muita tinta. Já para papeis mais grossos é menos provável que este tipo de coisa aconteça. 

Normalmente encontramos papeis em 23 GSm podendo chegar a 30 GSM. 

Nossa dica é sempre que possível escolha papeis mais grossos!

Conheça a lista dos top 5 melhores papeis para sublimação de 2023

Agora que você já conhece mais sobre os papeis para sublimação vamos conhecer os principais papeis disponíveis no mercado em 2023!

Papel sublimático Off Paper A4

Papel sublimático Off Paper


O papel sublimático da Off Paper é uma boa opção por um preço acessível. Em tamanhho A4 e gramatura de 100g. Seu pacote com 100 folhas é indicado para pequenas e medias produções, podendo ser utilizado em objetos de pequenos e medios tamanhos como canecas, almofadas, bolsas etc.  

Papel sublimático USA Folien A4

Papel sublimático USA Folien


Também por um preço bem acessível (em media R$30,00) e em pacote com 50 folhas os papeis da USA Folien é uma boa opção para se começar na sublimação. É um papel com fundo azul e em tamanho A4 sendo indicado para estampar em objetos pequenos e médios.  

Papel sublimático Havir fundo azul A4

Papel sublimático Harvir fundo azul A4


A Havir é uma marca de papeis sublimáticos já bem conhecida no mercado brasileiro. É um papel com baixa retenção e com tratamento de coating que garantem uma melhor performance. Disponível em pacote de 500 folhas é ideal para uma produção já consolidada.

Papel sublimático Live Sublipaper A4

Papel sublimático Live Sublipaper A4


O papel sublipaper da Live é outra opção no tamanho A4 porem em um pacote de 100 folhas. Com fundo branco e gramatura de 100, vale muito a pena testa-lo.

Papel sublimático Havir A3

Papel sublimático Havir A3


Agora se você já esta preparado para formatos maiores e sublimação de camisetas o papel Havir A3 é um dos melhores, tanto que é percebido pelo nível geral de satisfação dos clientes. 

Uma observação: Nada impede de se utilizar o papel A4 para sublimação em camisetas, porem ele é limitado a sua área de transferência, sendo que o tamanho A3 por ter uma área maior também oferece maiores possibilidades em termos de tamanho.

Rolo de Papel sublimático Havir A3 e A4

Rolo de Papel sublimático Havir A3 e A4



E por ultimo trazemos estas opções que são os rolos de papeis. Sabemos que grande parte dos negócios a impressão é feita via impressoras tanque de tinta convencionais que ainda assim na maioria usam folhas A4. 

Porem existem muitas vantagens em se usar bobinas de papel para impressão e a maior delas é alta produtividade. 

Este é um papel que irá se adaptar em impressoras epson sublimáticas com é o caso da SureColor F571.

Principais dúvidas em relação aos papeis para sublimação

Rolo de papel sublimatico carregado em uma impressora

Dedicamos esta seção do artigo a cobrir as principais duvidas a respeito de papeis para sublimação, é importante que você leia atentamente para não deixar passar escapar nenhuma informação importante!

Qual papel utilizar em sublimação

Os papeis ideais para serem utilizados em sublimação são os papeis sublimaticos que cumpre com a função de transferir a tinta da impressora para o objeto onde se deseja estampar. Papeis sulfite não são apropriados para esta finalidade pois estes retém a tinta.

Diferença do papel sublimatico com fundo azul

Existem papeis sublimaticos com diversas cores de fundo. Em especial o papel sublimatico com fundo azul é de uso geral e provavelmente o papel mais usado para esta finalidade. A pigmentação do fundo em cor azul permite variações mais neutras em relação a outras cores. Também é indicado para estampar em objetos mais rígidos.

Qual papel usar para sublimação de canecas

Por ser um objeto com área a ser estampada relativamente pequena qualquer papel do tipo transfer sublimático tamanho A4 pode ser usado com sucesso neste proposito. 

Diferenças entre papel transfer e papel sublimático

Este é um ponto interessante, apesar de ambos papeis serem para transferência para uma superfície cada um tem um efeito diferente sendo que o papel sublimático transfere somente a tinta enquanto o papel transfer transfere uma película para o objeto.

Porem cada um tem suas vantagens e desvantagens sendo que o papel sublimatico a tinta irá tingir a camiseta e o transfer irá se fixar na mesma.  

Qual tinta usar em papeis sublimáticos

As tintas usadas em papeis sublimaticos são conhecidas como tintas sublimáticas, estas tintas são tintas especiais que juntamente com o papel sublimático são capazes de estampar serem transferida com maior desempenho.

Usar papel avulso ou rolo

Neste caso tudo vai depender se sua impressora comporta o uso de rolo de papel, porem as impressoras que oferecem este tipo de recurso não costumam ser baratas. O uso de rolo de papel também está associado ao tamanho da impressão, portanto se você ainda não possui uma impressora analise as necessidades do seu negocio e produtos que irá oferecer para que a impressora que irá adquirir te atenda da melhor forma possível.

No geral as folhas A4 e A3 suprem a maioria das necessidades dos negócios de sublimação.

Considerações finais

Esperamos que este guia tenha-lhe ajudado ter um rumo na busca pelo melhor papel sublimático que lhe atenda em termos de performance e custos. 

Recomendamos que sempre que possível registre as suas experiências com papeis tintas e equipamentos para que você crie com o passar do tempo sua própria inteligência de negocio tornando seus processos sempre o mais eficiente possível. 

Te desejamos sucesso e até a próxima!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato