Curso de manutenção de impressoras – Conheça os melhores de 2024!

Cursos de manutenção de impressoras

As impressoras são um equipamento presente na maioria das empresas, escritórios e comércios, sendo muito úteis no dia a dia das pessoas, graças a sua versatilidade. 

Porém, como ocorre com qualquer outro item, é comum que elas apresentem alguns problemas, que acabam impossibilitando a sua utilização. 

Nesse momento é necessário contatar um técnico de manutenção de impressoras, que é o profissional responsável por realizar consertos nesse tipo de equipamento. 

No entanto, para exercer essa atividade é necessário capacitação. Por isso, nesse artigo vamos te mostrar quais são os melhores cursos de manutenção de impressoras. Confira:  

{getToc} $title={Indice}

Curso Completo Manutenção em Impressoras 

Curso Completo Manutenção em Impressoras

Composto por 71 aulas 100% online, esse curso de manutenção de impressoras é ideal para quem deseja começar a trabalhar nessa área de maneira rápida. 

Ele conta com aulas gravadas e ao vivo, que irão ensinar o aluno os primeiros passos para que possa realizar consertos nesses equipamentos e se tornar um técnico profissional. 

Durante o curso o participante recebe o auxílio de um instrutor via WhatsApp e vídeochamadas para retirar dúvidas e ainda possui suporte vitalício mesmo após o fim das aulas. 

Além disso, para realizar a inscrição basta preencher um formulário no site que a equipe entrará em contato logo em seguida. 

Curso Manutenção Express 

Curso Manutenção Express

Esse curso de manutenção de impressoras já conta com mais de 200 alunos formados e é realizado a partir de um método exclusivo, que foi desenvolvido por um profissional com mais de 10 anos de atuação na área.  

Ao todo são nove módulos, que abordam diversas temáticas comuns na rotina de um técnico de manutenção de impressoras, oferecendo aulas sobre modelos exclusivos desse equipamento, recargas de cartuchos e toners e muito mais. 

Adquirindo essa opção o aluno ainda ganha acesso a três módulos bônus, que falam sobre formatação de computadores, uso do Google para os negócios e fidelização de clientes. 

Outro diferencial é que caso o curso seja adquirido e o participante não fique satisfeito existe uma garantia de 7 dias, que assegura o reembolso do valor investido. 

Curso Manutenção em Impressoras - Jato de tinta

Curso Completo Manutenção em Impressoras

O Senac é uma referência em cursos profissionalizantes e essa opção irá ensinar o aluno a montar, configurar, instalar e realizar a manutenção de impressoras jato de tinta. 

O curso tem duração total de 20 horas e é composto por aulas práticas e dinâmicas realizadas em laboratórios de informática e hardware da escola, que permitem simular situações do dia a dia nessa profissão. 

Nele o aluno também irá conhecer todos os componentes da impressora e aprenderá a executar a limpeza, reparo e troca de peças. Além disso, ao final do curso o participante receberá um certificado válido em todo o Brasil. 

Curso Técnico Manutenção de Impressoras e Multifuncionais Laser

Curso Técnico Manutenção de Impressoras e Multifuncionais Laser

Criado em 2006 e atualizado em 2017, esse curso de manutenção de impressoras é voltado especificamente para multifuncionais a laser. 

Nessa opção o aluno irá aprender tudo sobre o funcionamento desse equipamento, como resolver os seus problemas e ainda terá acesso a aulas que ensinam a atender clientes, interpretar um manual de serviços e muito mais.

Ao todo são cinco horas de vídeo sob demanda e dois conteúdos para download, que podem ser acessados tanto em dispositivos móveis, quanto em televisores. 

Vale a pena saber também que o aluno que adquirir esse curso irá contar com acesso vitalício aos conteúdos e ganhará um certificado de conclusão ao final das aulas. 

O que não pode-se deixar de saber sobre os cursos de manutenção de impressoras

Impressora em manutenção

Os cursos de manutenção de impressoras são ideais para quem deseja ingressar nesse ramo totalmente capacitado. 

Eles ensinam os alunos a realizar todo tipo de conserto nesses equipamentos e muitos ainda oferecem aulas sobre gestão de negócios, como atrair clientes e assim por diante. 

Contudo, cada opção disponível conta com as suas particularidades, sendo necessário entender a fundo a respeito desse tipo de curso para fazer a melhor escolha. 

Portanto, abaixo vamos explorar tudo sobre os cursos de manutenção de impressoras para te ajudar no momento de adquirir o seu. 

Duração

A duração dos cursos de manutenção de impressoras é determinada em horas e varia muito de acordo com os conteúdos abordados durante as aulas. 

Dessa forma, é possível encontrar opções que duram por cerca de 5 horas e outras que são bem mais longas do que isso. 

Os cursos básicos e voltados para iniciantes costumam ser os mais rápidos e são ideais para quem deseja ingressar nesse ramo sem demora. 

No entanto, quem possui tempo pode investir em cursos mais completos, que duram um período maior e conseguem abordar de forma aprofundada diversas temáticas relacionadas a essa profissão.  

Presencial ou online 

Principalmente durante a pandemia, as aulas online se expandiram muito e não foi diferente com os cursos de manutenção de impressoras. 

Com isso, atualmente é possível escolher entre opções presenciais, que são realizadas em escolas técnicas, ou online, que permitem ao aluno participar das aulas de onde estiver. 

Os cursos presenciais têm como vantagens um maior contato com os professores e colegas de sala, o que facilita no momento de tirar dúvidas, e ainda oferecem aulas práticas. 

Nelas o aluno consegue executar as atividades do dia a dia dessa profissão e terá um contato direto com os equipamentos que irá consertar. 

O ponto negativo é que é preciso se deslocar até a escola, seguir um horário pré-determinado e normalmente o valor da mensalidade é maior. 

Por outro lado, os cursos de manutenção de impressoras online são mais baratos e oferecem uma maior liberdade ao aluno, sendo possível assistir as aulas quando e onde quiser.  

Contudo, a grande maioria não oferece aulas práticas e nem sempre se tem acesso aos professores no momento que surgem as dúvidas. 

Logo, é necessário analisar qual dessas modalidades se adapta melhor ao seu estilo de aprendizado e disponibilidade. 

Conteúdo programático

Cada curso de manutenção de impressoras é composto por um conteúdo programático, que diz respeito ao que será abordado durante as aulas. 

Dessa forma, existem opções que são voltadas para quem está começando do zero nessa área, outras são específicas sobre determinados tipos de impressora, há também cursos de especialização e muito mais. 

Assim, para fazer uma escolha correta, é válido sempre verificar o que será abordado durante o curso e checar se os temas são compatíveis com o que se deseja aprender. 

Impressoras que mais demandam manutenção

De um modo geral, as impressoras apresentam uma ótima resistência e durabilidade. 

Entretanto, é comum que os equipamentos que são utilizados de forma intensa, como os presentes em gráficas e empresas, acabem tendo uma maior necessidade de manutenção. 

Sendo assim, falando sobre marcas, normalmente as impressoras HP são as que demandam menos manutenção, principalmente se as compararmos com os modelos da Epson. 

Porém, isso não quer dizer que os produtos da HP, Canon, Brother, Xérox, Epson e muito mais não irão quebrar. 

Então, para evitar problemas, é necessário realizar manutenções preventivas nesses equipamentos, principalmente nos que são usados com alta frequência. 

Na manutenção preventiva o técnico irá inspecionar todos os componentes da impressora, limpá-los se for necessário, checar o que precisa ser substituído e assim por diante. 

Esse trabalho é responsável por evitar que a impressora pare de funcionar ou apresente erros no momento das impressões e ainda ajuda a aumentar a sua durabilidade. 

Média salarial de um técnico de manutenção de impressoras

Um técnico de manutenção de impressoras pode trabalhar de maneira autônoma ou ser contratado de alguma empresa. 

Quando se é autônomo o salário mensal irá variar conforme a carta de clientes que se possui, sendo que quanto maior for a demanda, mais dinheiro será possível ganhar. 

Já no caso de quem é contratado, normalmente a média salarial é de R$2.000. Por conta disso, muitos profissionais acabam criando suas próprias empresas visando maiores lucros. 

Vale a pena empreender neste setor? 

O ramo de manutenção de impressoras já foi muito lucrativo e até hoje atrai clientes. 

Contudo, é sabido que muitos equipamentos, principalmente os voltados para uso doméstico precisam ser substituídos quando quebram, pois o valor do conserto acaba não compensando.  

Dessa forma, a recomendação para quem quer empreender nesse setor é ter como foco empresas e realizar com elas contratos de manutenção. 

Também indica-se trabalhar com o aluguel de impressoras. Essa é uma área em ampla expansão e que é voltada principalmente para quem não deseja gastar com esses equipamentos. 

Nesse caso o estabelecimento irá oferecer o serviço de locação, no qual estão inclusas as manutenções da máquina e as suas tintas, e o cliente pagará mensalmente pelo uso do produto. 

Além disso, também pode ser interessante firmar parcerias com os fabricantes de impressoras para se tornar uma assistência técnica especializada. 

Com isso, todos os equipamentos que apresentarem problemas na sua região e tiverem dentro do período de garantia serão encaminhados para a sua loja. 

Como atrair clientes

Uma das grandes dificuldades de quem começa um negócio está na captação de clientes. 

Esse é um problema que existe há muitos anos e que hoje em dia se tornou ainda mais complexo devido a ampla concorrência. 

Contudo, uma vantagem encontrada atualmente é a do marketing digital, que permite alcançar pessoas a qualquer distância. 

Dessa forma, quem possui uma empresa de manutenção de impressoras e quer atrair clientes, sem dúvidas tem que investir na divulgação do seu negócio na internet. 

Para isso pode-se criar páginas em redes sociais, montar um site, inserir os dados de contato no Google e muito mais. Assim, sempre que uma pessoa buscar por uma assistência desse tipo na sua região, seus dados irão aparecer para ela. 

Porém, o método de visita ou contato direto com potenciais clientes também pode ser realizado e gerar bons negócios. Logo, é interessante definir quem é o seu público-alvo e buscá-lo para apresentar os serviços. 

Inclusive, se a ideia é trabalhar com órgãos públicos, então é válido acompanhar as licitações abertas, pois as contratações somente são realizadas dessa forma. 

Dicas finais

Os cursos de manutenção de impressoras são muito buscados por quem deseja começar a trabalhar nessa área. 

Eles podem ser realizados de forma online ou presencial e oferecem as mais diversas cargas horárias, se adaptando a todas as necessidades. 

Sendo assim, no momento de escolher um desses é válido sempre avaliar o conteúdo programático oferecido e, caso a modalidade escolhida seja online, a facilidade de tirar dúvidas com os professores. 

Além disso, se você deseja trabalhar por conta própria, vale a pena estudar sobre captação de clientes e marketing digital. Assim, conseguirá divulgar o seu negócio da forma correta para que ele cresça. 

Por hoje é isso, esperamos que tenha gostado desse artigo e agradecemos a visita.

Veja também:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato